Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vacinação de bebês contra sarampo não tem data para iniciar

11 de Agosto de 2019 às 06:30
Marcel Scinocca [email protected]

Vacinação de bebês contra sarampo não tem data para iniciar Ampliação da faixa de imunização foi anunciada na sexta-feira pelo Estado. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (8/6/2018)

A Secretaria de Saúde de Sorocaba (SES) afirmou ontem que não foi comunicada sobre os procedimentos de vacinar também bebês com mais de seis meses contra sarampo. A declaração da SES vem um dia após a Secretaria de Estado da Saúde divulgar a ampliação de vacinação em bebês dessa faixa etária, inclusive para Sorocaba.

De acordo com a SES, até o momento, Sorocaba não foi comunicada. “Para que se possa fazer essa alteração é preciso que haja os procedimentos formais da Secretaria de Estado”, lembra. A pasta afirma ainda que é preciso ampliação no número de doses para adoção do novo procedimento. Portanto, ainda não há data definida para que possa ser implementado, de fato, em Sorocaba.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde afirmou que São Paulo vai vacinar contra sarampo, a partir de amanhã, bebês com idade entre 6 meses a menores de 12 meses de 39 cidades paulistas que registraram casos da doença. Em Sorocaba, foram registrados cinco casos da doença neste ano.

Segundo a Secretaria, a relação dos municípios com indicação será atualizada semanalmente, com base na situação epidemiológica. Se necessário, novos municípios serão incluídos nesta estratégica.

Segundo a pasta estadual, a medida inclui ainda a aplicação de doses em crianças nessa faixa etária que vão se deslocar para essas cidades. “Nesses casos, a vacinação deve ser feita pelo menos 15 dias antes das viagens”, lembra.

Além de Sorocaba, a relação de cidades com a nova faixa etária contempla Atibaia, Barueri, Caçapava, Caieiras, Campinas, Carapicuiba, Diadema, Embu, Estrela D’Oeste, Fernandópolis, Francisco Morato, Guarulhos, Hortolândia, Indaiatuba, Itapetininga, Itaquaquecetuba, Jales, Jundiaí, Mairiporã, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Peruíbe, Pindamonhangaba, Praia Grande, Ribeirão Pires, Ribeirão Preto, Rio Grande da Serra, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sumaré, Taboão da Serra, Taubaté, Caieiras e a Capital.

[irp posts="11036" ]

 

Indicação

A SES ressalta que a vacinação de rotina contra sarampo é indicada a partir de um ano de idade. Pacientes até 29 anos são considerados como adequadamente vacinados após terem recebido duas doses da vacina. Demais adultos nascidos a partir de 1960 deverão ter comprovado apenas uma dose da vacina.

É considerado suspeito de sarampo todo paciente que independentemente da idade e da situação vacinal, apresentar febre e manchas avermelhadas acompanhados de tosse, coriza e/ou conjuntivite.

A SES informa que a vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba. “A aplicação da chamada “dose D” visa proteger as crianças e não será contabilizada no calendário nacional de vacinação, ou seja, os pais ou responsáveis deverão levar as crianças aos postos para receber a tríplice viral aos 12 meses e também aos 15 meses para aplicação do reforço com a tetraviral, que protege também contra varicela.” Após a aplicação da “dose D”, é preciso aguardar pelo menos 30 dias para aplicação da tríplice aos 12 meses, como prevê o calendário. (Marcel Scinocca)