Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vacinação contra a gripe começa com baixa procura

10 de Abril de 2019 às 23:33
Ana Claudia Martins [email protected]

Vacinação contra a gripe começa com baixa procura Fabíola Lara, que está grávida, seu marido e os dois filhos sempre tomam a vacina. Crédito da foto: Erick Pinheiro

O primeiro dia da 21ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe (Influenza), que começou nesta quarta-feira (10), foi considerado tranquilo nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Sorocaba; em algumas a procura pelas doses durante a manhã foi considerada abaixo do esperado. Segundo a Secretaria da Saúde (SES), a previsão é vacinar até 31 de maio, último dia da campanha, 175.543 pessoas, com meta de 90%.

Em nota, a SES confirmou ao Cruzeiro do Sul que a baixa procura é “uma situação típica de início de campanha vacinal”. A SES também afirma que realiza a busca ativa dos públicos prioritários nas UBSs com o objetivo de atingir as metas. “A SES divulgou sobre a campanha no dia 5 de abril para todos os veículos de comunicação da cidade. Também foi feito publicação nas redes sociais oficiais da Prefeitura de Sorocaba”, destaca. A pasta informa ainda que a contagem de quantas pessoas foram vacinadas no primeiro dia será feita na manhã desta quinta (11), pois metade das UBSs fecham às 19h. “Devido a isso, as informações ficam prejudicadas”, diz.

A vacinação na rede pública está organizado em duas etapas, conforme orientação da Secretaria estadual da Saúde. De acordo com o cronograma, até o dia 19 devem se vacinar as crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). A partir de 22 de abril, a vacinação se estenderá a pessoas com 60 anos ou mais, portadores de comorbidades, professores de escolas públicas e privadas, e profissionais da área de Saúde.

De acordo com a SES, no dia 4 de maio, um sábado, será realizado o “Dia D”, quando as 32 UBSs irão funcionar das 8h às 17h para vacinar quem não puder comparecer durante a semana. O endereço e horário de funcionamento de segunda a sexta das UBSs podem ser conferido por meio do link: (http://saude.sorocaba.sp.gov.br/).

UBSs registram pouca procura

Vacinação contra a gripe começa com baixa procura A Secretaria da Saúde, a previsão é vacinar 175.543 pessoas até 31 de maio. Crédito da foto: Erick Pinheiro

Em três UBSs de Sorocaba a procura pelas doses da vacina foi considerada baixa durante a manhã de ontem. Na da Vila Haro, na zona leste, poucas crianças, gestantes e puérperas procuraram pela vacina. Quando a reportagem chegou ao local, por volta das 10h40, não havia fila e nenhuma pessoa para tomar a dose. Após alguns minutos, chegou uma gestante.

A assistente social Fabíola Lara Salomão, 39 anos, grávida de 37 semanas, procurou pela vacina logo no primeiro dia da campanha porque seu bebê irá nascer em breve. “Sou assinante do jornal Cruzeiro do Sul e fiquei sabendo da campanha por ele. Achei que iria pegar fila, mas fiquei surpresa quando cheguei e não tinha ninguém esperando”, diz.

Fabíola afirma que na casa dela todo mundo toma a vacina anualmente. “Meus dois filhos não são mais contemplados pela campanha na rede pública por conta da idade . Então, eles tomam a dose na clínica de vacinas particular, assim como meu marido”, diz.

UBSs têm pouco movimento

Na UBS do bairro Júlio de Mesquita (Sorocaba 1), na zona oeste, o movimento também foi tranquilo pela manhã. E a maioria dos atendimentos na sala de vacina ocorreu por conta de gestantes e mães com bebês ou filhos que já tinham agendamento na unidade na ocasião. Foi o caso de Beatriz Suelen de Oliveira da Silva, 23 anos, que estava no posto por outra razão com o filho Arthur Henrique da Silva, de cinco anos, e foi informada da campanha. Como o filho está em grupo prioritário, Suelen aproveitou e já vacinou o menino. Ela conta que sabe da importância da vacina para prevenir a doença e que todo ano vacina o filho. “Ele toma a vacina desde os seis meses e é ótimo, pois evita que meu filho fique gripado, pois quando os filhos adoecem os pais também sofrem”, diz.

Vacinação contra a gripe começa com baixa procura Beatriz Suelen aproveitou a ida à UBS por outra razão para vacinar o filho Arthur. Crédito da foto: Erick Pinheiro

Ana Carolina da Silva, 23 anos, ganhou bebê há um mês e foi até a UBS para tomar a vacina junto com o outro filho Kaíque Gabriel Harder, de 3 anos. “Vim trazer meu bebê para consulta no posto e aproveitei que começou a vacinação contra a gripe e já tomei a dose junto com meu filho”, diz.

UBS do Jardim Rodrigo

A bancária Thuany Santos, 32 anos, não esperou nem cinco minutos para se vacinar na UBS do Jardim Rodrigo na manhã de ontem. Ela conta que todo ano se imuniza contra a doença pela empresa, que fornece a vacina aos funcionários. Porém, como está de licença-maternidade há um mês, foi tomar a dose na UBS mais próxima da casa dela. “Há um mês eu dei a luz e vim tomar a vacina porque assim eu fico imunizada e passo essa proteção também para o bebê, por meio da amamentação”, diz. (Ana Cláudia Martins)

Galeria

Confira a galeria de fotos