Sorocaba e Região

Vacinação Antirrábica é iniciada em Sorocaba

A imunização de cães e gatos acontece aos sábados, em 33 postos fixos, até 1º de dezembro
Edmilson com a cachorra Sacha. Crédito da foto: Erick Pinheiro.

A Campanha de Vacinação Antirrábica de Sorocaba teve início ontem em 33 postos fixos da cidade, que voltarão a funcionar para essa finalidade também nos dias 10 e 24 de novembro, e 1º de dezembro, sempre das 9h às 17h. Já durante os dias úteis, a Secretaria da Saúde (SES), por meio da Divisão de Zoonoses, levará a prevenção nas áreas rurais de forma volante até dia 27 deste mês, das 9h às 16h. O objetivo é que todos os animais sejam imunizados contra a raiva para prevenir a ocorrência da doença. A SES não tem estimativa de quantos animais devem ser imunizados.

Embora o balanço do primeiro dia de vacinação seja divulgado apenas amanhã, na UBS da Vila Haro o movimento foi considerado bom, segundo os agentes da Zoonoses, sendo que até em torno das 13h30 já haviam sido vacinados 250 animais, dos quais apenas 26 eram gatos. Entre eles o siamês Olaf, de um ano de idade, que pela segunda vez saiu da casa, tendo a primeira sido para a castração. Seu dono, o estoquista Anderson Rodrigues, já havia comparecido na unidade para vacinar as cachorras Dandara e Rubi.

A mesma preocupação com a saúde dos animais foi demonstrada pelo metalúrgico Edmilson Molina Simon, que levou a Sacha, de 8 anos. O cachorro Marley, de 4 anos, adotado ainda filhote ao ser encontrado abandonado na rua, também foi levado por sua tutora Sandra Alves de Lima. A cachorra Nina, de 5 anos, e o cãozinho Snoop, de 10 anos, também receberam a imunização por seus donos, respectivamente a estudante Laura Bonilha, e a babá Vivian Prestes, que também consideram importante fazer a prevenção de várias doenças, especialmente da raiva. “É uma doença fatal tanto em animais quanto em humanos”, conforme explica a médica veterinária e chefe da Divisão de Zoonoses, Thaís Buti. Ela também alerta que no ano de 2018 Sorocaba identificou sete morcegos positivos para raiva. “O que significa que temos a circulação do vírus na cidade, sendo imprescindível que os animais estejam protegidos contra essa doença fatal e tão grave para a saúde pública”, enfatiza.

Postos de vacinação

A vacinação em todos os sábados deste mês (com exceção do dia 17), e no primeiro sábado de dezembro, acontece em 29 Unidades Básicas de Saúde, na Escola Municipal Hélio Rosa Baldy, no Jardim São Guilherme, nos Centros de Educação Infantil (CEI) 13 e 45, respectivamente, em Brigadeiro Tobias e Parque das Laranjeiras, e no Canil Municipal, na Seção de Controle Animal, situada à Rua Rosa Maria de Oliveira, 345, no Jardim Zulmira.

Já durante as semanas de novembro, em dias úteis, o canil municipal funcionará como posto fixo de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, e a vacinação volante, também das 9h às 16h, abrangerá as regiões rurais mais distantes. Veja a relação: Estrada da Campininha, Caputera, Mato Dentro/Vila Tupã/Estrada da Serrinha, Inhaíba, Genebra, Chácara Ana Maria, Ipanema das Pedras, Jardim Novo Eldorado, Jardim Tatiana, Iporanga 1 e 2, Bom Jesus/Cruz de Ferro, Caguaçu, Três Marias/Terras de Arieta, Ipatinga, Quintais do Imperador/Ipanema do Meio, e Bairro dos Morros. Informações sobre as datas e os horários podem ser conferidos pelo site sorocaba.sp.gov.br, e também pelos telefones 3229-7333 ou 3229-7300.

Mas vale frisar que para a vacinação, os animais devem ser levados contidos em guias ou coleiras por pessoas maiores de 18 anos, e com capacidade física para contê-los.

Comentários