Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vacinação antirrábica começa no sábado com 33 postos fixos em Sorocaba

30 de Outubro de 2018 às 08:52

Vacinação antirrábica começa no sábado com 33 postos fixos Donos devem levar os animais até os postos de vacinação para serem imunizados. Crédito da foto: Arquivo JCS

A Secretaria da Saúde (SES), por meio da Divisão de Zoonoses, promove nos dias 3, 10 e 24 de novembro e 1 de dezembro, das 9h às 17h, a Campanha de Vacinação Antirrábica em 33 postos fixos de Sorocaba. A campanha ainda prevê vacinação nas áreas rurais durante os dias úteis. O objetivo é que todos os animais sejam imunizados contra a raiva para prevenir a ocorrência da doença.

“Os animais devem ser levados aos postos de vacinação contidos em guias ou coleiras por pessoas maiores de 18 anos e com capacidade física para contê-los”, explica a médica veterinária e chefe da Divisão de Zoonoses, Thaís Buti. A veterinária também ressalta a importância da imunização, pois se trata de uma doença fatal tanto em animais quanto em humanos. “No ano de 2018, Sorocaba identificou sete morcegos positivos para raiva, o que significa que temos a circulação do vírus na cidade, sendo imprescindível que os animais estejam protegidos contra essa doença fatal e tão grave para a saúde pública”, alerta.

Deverão ser vacinados cães e gatos com idade superior a 3 meses. A vacina não tem contraindicação e fêmeas gestantes podem ser vacinadas normalmente. Cães devem ser levados aos postos contidos em guias ou coleiras e gatos em caixas de transporte ou semelhantes. No caso de cães bravos, orienta-se que sejam levados com focinheiras para evitar mordeduras e para os gatos, toalhas ajudam evitar arranhões no ato da aplicação. A vacinação deve ser anual. As vacinas serão aplicadas apenas nos postos de vacinação. Nenhuma dose será fornecida para que cidadãos realizem a aplicação por conta própria.

Durante as semanas de novembro, a vacinação em postos volantes ocorrerá nos bairros mais distantes da cidade. Haverá um posto fixo de vacinação no canil municipal, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, na Seção de Controle Animal situada à rua Rosa Maria de Oliveira, nº 345 Jd. Zulmira. Para mais informações, os interessados podem ligar nos seguintes números telefônicos: 3229-7333 ou 3229-7300. (Secom Sorocaba)

Galeria

Confira a galeria de fotos