Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vacina da gripe em sistema drive thru tem fila quilométrica e gera reclamação

01 de Abril de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Vacina da gripe em sistema drive thru tem fila quilométrica e gera muita reclamação No CIC, as filas davam voltam no entorno do estádio e também por outras ruas como a Porphyrio Loureiro e Comendador Hélio Monzoni, além da avenida Pereira da Silva. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (31/3/2020)

As filas de carros registradas na manhã de ontem para a vacinação contra a gripe causaram confusão em Sorocaba. No entorno do Estádio Municipal Walter Ribeiro (CIC), no bairro Santa Rosália, a falta de organização gerou reclamações. Houve, ainda, quem reclamou de pessoas que tentavam furar a fila. A Prefeitura informa que hoje não terá vacinação, as doses serão aplicadas apenas para moradores de asilos, casas de repousos e também atendidos pelo serviço de acamados.

Nesta terça-feira (31) , a aplicação da vacina em sistema drive thru começou às 9h, mas desde o início da manhã tinha carros no local para esperar pelas doses. Foram distribuídas senhas para quem chegava. O outro ponto de vacinação, o Lar São Vicente de Paulo, na Vila Betânia, também registrou movimento intenso.

No CIC, as filas davam voltam no entorno do estádio e também por outras ruas como a Porphyrio Loureiro e Comendador Hélio Monzoni, além da avenida Pereira da Silva. Os primeiros carros a chegarem foram alocados dentro do estádio. Por volta das 10h, cerca de 350 pessoas haviam sido vacinadas e a espera era estimada em pelo menos duas horas.

Com cada vez mais pessoas chegando, a fila já estava na rua Aparecida, próximo ao Largo do Líder, seguia pela avenida Roberto Simonsen, contornava a Praça Pio XII, e seguia pela Pereira da Silva até a entrada do CIC.

Com tantos carros e horas de espera, muitas pessoas acabaram desistindo e deixaram as filas. E quem ficou esperou até três ou mais para ser imunizado contra a gripe.

Para tentar agilizar as filas, o secretário de Saúde, Ademir Watanabe, mandou chamar mais funcionários para ajudar na aplicação das doses, já que inicialmente apenas cinco faziam as imunizações.

Guardas civis municipais, agentes de trânsito e até uma viatura da Polícia Militar foram chamados para tentar organizar o fluxo no entorno do estádio.

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, a vacinação no sistema drive thru é destinada a idosos com mobilidade reduzida ou com mais de 60 anos. Também abrangeu profissionais da área da saúde e das forças de segurança e salvamento.

Reclamações

Hélita Peres, 56 anos, ficou três horas na fila do drive thru no CIC para vacinar a mãe de 81 anos, na manhã desta terça-feira (31) em Sorocaba. Ela conta que achou tudo muito desorganizado e que por ser atendimento pelo sistema drive thru imaginou que seria mais rápido. “Faltou organização e ficamos três horas dentro do carro até chegar a hora de tomar a vacina. Minha mãe tem 81 anos e todo esse tempo sentada no carro é ruim. Teve gente furando fila e até idosos brigando”, lamenta.

Edna de Almeida, 69 anos, também ficou mais de duas horas na fila até receber a dose da vacina contra a gripe. Ela reclama da organização e da falta de respeito das pessoas furando as filas.

Para ela desde o início teria que ter mais funcionários para aplicar a vacina ou mais locais para atender as pessoas. “Muito mal planejado, deveria colocar muitos funcionários para ajudar a vacinar os idosos ao longo da fila”, disse.

A professora Maria Palmira Pradelli Nann, 63 anos, também ficou decepcionada com a logística montada para atender as pessoas na vacinação drive thru no CIC. “Lamentável o que foi feito com os idosos, dois locais não dão conta, as filas estavam enormes e muito desorganizadas. Como estava demorando muito eu fui embora sem tomar a vacina”, destaca.

Questionada, a Secretaria da Saúde (SES) afirma que chamou mais funcionários para agilizar a vacinação, e que estavam sendo atendidos 20 carros por vez. Até o fim da manhã cerca de 2 mil doses já tinham sido aplicadas no CIC. “Vale ressaltar que também havia outro ponto de vacinação no Lar São Vicente de Paulo, onde foram aplicadas 1.086 doses até o fim da manhã”, disse.

A pasta comunicou ainda que agentes de trânsito foram colocados nas proximidades do estádio a fim de orientar os condutores. “Apesar da fila, tudo seguiu dentro da normalidade, inclusive com uma das faixas da via liberada ao tráfego e com os motoristas respeitando os cruzamentos, sem fechá-los.”

De acordo com a SES, havia cerca de 30 funcionários da saúde vacinando, além de 6 GCMs, 20 agentes de trânsito da Urbes e 20 funcionários da Secretaria de Esportes, prestando apoio a esse trabalho.

A Prefeitura de Sorocaba informou que cada local recebeu seis mil doses e que as pessoas foram atendidas por ordem de chegada.

Os outros 33 locais que já atuam na campanha não vacinaram ontem, a cidade recebeu apenas 13,5 mil doses, sendo 12 mil para o drive thru e 1,5 mil para acamados e asilos. Sorocaba aguarda o repasse de um novo lote de doses que deverá ser feito pelo Estado.

De acordo com o governo municipal, assim que as novas doses chegarem, a vacinação será retomada nos 33 locais e, também, pelo sistema drive thru. A intenção dessa estratégia é evitar que os idosos tenham contato com outros pacientes e facilitar o acesso à vacinação. Além de evitar a aglomeração e o espaço fechado. (Ana Cláudia Martins)