Buscar no Cruzeiro

Buscar

Urnas eletrônicas já estão prontas para domingo

24 de Novembro de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Urnas eletrônicas já estão prontas para domingo As 1.311 urnas eletrônicas que serão usadas no dia da votação encontram-se lacradas e guardadas em salas fechadas na sede dos cartórios eleitorais. Crédito da foto: Fábio Rogério (23/11/2020)

Está tudo pronto para a realização do segundo turno da eleição 2020 em Sorocaba, no domingo (29). Os cartórios eleitorais da cidade finalizaram no domingo (22) a preparação das 1.311 urnas eletrônicas, que serão utilizadas no dia da votação, em 170 locais. A preparação dos equipamentos começou na sexta (20), com a geração de mídias, e terminou no domingo com a lacração. Além da capital paulista, os eleitores de Sorocaba e outras 14 cidades do Estado escolherão seus prefeitos neste domingo.

Segundo o chefe da 343ª Zona Eleitoral (ZE) de Sorocaba, João Lima, as 1.311 urnas eletrônicas que serão usadas no dia da votação já estão lacradas e guardadas em salas fechadas, na sede dos cartórios eleitorais, que fica na Praça da Maçonaria, no bairro Mangal.

Lima afirma que o trabalho de geração de mídias consiste na transferência dos dados dos candidatos do segundo turno e eleitores para as urnas. “Após a inserção dos dados são realizados testes nos equipamentos para garantir que estarão em pleno funcionamento no dia do pleito. Ao final, as urnas são lacradas com selo específico da Justiça Eleitoral”, destaca.

Lima disse ainda que na sexta-feira (27), antevéspera do segundo turno, as urnas eletrônicas serão levadas para os 170 locais de votação em Sorocaba, a partir das 7h. Os equipamentos sairão da sede dos cartórios e serão levados em caminhões-baú, com escolta da Polícia Militar e também da Guarda Civil Municipal (GCM). “Será realizado o mesmo esquema já feito no primeiro turno, com todo o aparato de segurança para o transporte das urnas eletrônicas”, aponta o chefe da 343ª ZE.

De acordo com Lima, os 12 equipamentos que apresentaram problemas no dia da votação, no primeiro turno, no último dia 15, e que foram substituídas, já passaram por manutenção e também foram preparadas e lacradas.

Horário de votação

O chefe da 343ª ZE de Sorocaba, João Lima, disse ainda que o horário de votação no segundo turno será o mesmo do primeiro: das 7h às 17h. Preferencialmente, o horário das 7h às 10h é para os eleitores a partir dos 60 anos.

Lima reforça ainda que os eleitores devem seguir os mesmos procedimentos de prevenção e segurança por conta da pandemia da Covid-19. “O uso de máscara e obrigatório em todos os locais de votação e os eleitores devem levar sua própria caneta para assinar o caderno de votação”, destaca.

Lima disse ainda que a votação no segundo turno deve ser bastante tranquila e rápida, já que os eleitores farão somente um voto. Em Sorocaba, disputam a prefeitura, em segundo turno, os candidatos Rodrigo Manga (Republicanos) e Jaqueline Coutinho (PSL). No total, 485.962 mil eleitores estão aptos a votar na cidade. (Ana Cláudia Martins)