Sorocaba e Região

Urnas das eleições vão para as escolas na sexta em Sorocaba

No município, serão usados 1.560 equipamentos em 165 lugares diferentes
Urnas das eleições vão para as escolas na sexta
João Lima com as urnas: todas já foram lacradas para votação. Crédito da foto: Fábio Rogério

Os procedimentos de carga e lacração das urnas eletrônicas que serão usadas no segundo turno das eleições em Sorocaba foram concluídos durante o último fim de semana. A informação foi passada pelo chefe do Cartório Eleitoral da cidade, João Lima. O transporte da maioria dos equipamentos para os locais de votação, segundo Lima, deve ser feito na sexta-feira (26). No município, que tem 458.748 eleitores aptos a exercer o direito de voto, serão usadas 1.560 urnas eletrônicas em 165 lugares diferentes. Vale lembrar que as pessoas que não votaram em 7 de outubro, independentemente se tenham justificado ou não, podem comparecer no domingo (28), desde que tenham feito o cadastro biométrico.

Mediante a desconfiança de algumas pessoas, o chefe do Cartório Eleitoral fez questão de enaltecer a segurança do sistema eleitoral brasileiro. Segundo ele, não há margem para fraudes. “Da cerimônia de lacração, em Brasília, participam representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil, dos partidos políticos e do próprio Tribunal Superior Eleitoral, naturalmente. São assinados digitalmente os sistemas que vão ser usados em todas as urnas, seja em Sorocaba ou qualquer lugar do país. Quando você prepara a urna para a eleição, são emitidos os códigos de segurança, que qualquer pessoa pode comparar com os disponibilizados no site do TSE”, explica. Em Sorocaba, acompanharam o procedimento juízes eleitorais e promotores da Justiça Eleitoral. “Foram feitos os testes de funcionamento em todas as urnas, que foram auditadas e lacradas”, acrescenta.

Para o segundo turno, Lima prevê que cada eleitor leve no máximo 20 segundos para fazer a escolha dos candidatos a governador do Estado e presidente da República. E ele é um tanto preciso ao indicar o tempo estimado para a apuração dos votos. “Acredito que até 18h53 saberemos os virtuais eleitos”, comenta. Assim como no primeiro turno, a cidade contará com o sistema JE Connect, que permite que dos próprios postos de votação seja possível enviar o resultado das urnas, sem a necessidade de transportar as mídias com os dados para os cartórios, o que traz agilidade. O JE Connect estará presente mais uma vez na Escola Municipal Leda Therezinha Borghesi Rodrigues, EM Prof. Basílio da Costa Daemon, EM José Mendes e EM Prof. Flávio de Souza Nogueira, todas unidades da zona norte.

Biometria, locais e abstenções

Urnas das eleições vão para as escolas na sexta
Tempo de cada eleitor votar no domingo deve ser de 20 segundos, estima a Justiça Eleitoral. Crédito da foto: Fábio Rogério

No que se refere à biometria, Sorocaba teve 88.109 pessoas com o título cancelado por não terem efetuado o cadastramento. Estes continuam impossibilitados de votar no segundo turno. Aos aptos, os locais corretos de votação podem ser acessados no site do Tribunal Superior Eleitoral (tse.jus.br) ou no do Tribunal Regional Eleitoral (tre-sp.jus.br).

Lima preferiu não projetar uma estimativa de abstenção para o segundo turno. “No primeiro turno, tivemos 11% (de abstenção), diferente de 2016 que tivemos 21% (nas eleições municipais), então os eleitores estão entendendo que é importante o comparecimento.”

Comentários