Buscar no Cruzeiro

Buscar

Urbes sugere uso de rotas alternativas com volta às aulas

02 de Fevereiro de 2020 às 00:01

Maioria das multas ocorre na região central de Sorocaba. Crédito da foto: Prefeitura de Sorocaba

Com o retorno das aulas, mais veículos estarão circulando nas ruas e avenidas e, consequentemente, haverá lentidão nos horários de entrada e saída dos estudantes. Os horários de pico vão das 6h às 8h, das 11h às 14h e das 17h às 19h, de segunda a sexta-feira.

De acordo com estudos feitos pela Urbes, no período de aulas há aumento de até 20% na quantidade de veículos em circulação. Hoje Sorocaba possui frota veicular de mais de 496 mil veículos, de acordo com dados do Detran-SP.

Há aproximadamente 1,5 veículo por pessoa, se comparado com o número de habitantes na cidade. As obras de implantação do BRT em alguns pontos da cidade também exigirão mais atenção dos motoristas.

A recomendação da Urbes é que, na medida do possível, os condutores evitem os trechos em que há grandes instituições de ensino, adotando caminhos alternativos e que utilizem outras vias, e não somente os grandes corredores viários da cidade, como opção de trajeto.

Rotas alternativas

A fim de orientar os motoristas, a Urbes listou algumas rotas alternativas como opções para quem não precisa deixar filhos em escolas. São elas: próximo ao Colégio Uirapuru (zona sul), na avenida Arthur Fonseca, a rota alternativa para quem deseja chegar à avenida Dom Aguirre é utilizar a rua Abrão Mauad e a avenida Washington Luís.

O Colégio Objetivo (Centro) fica na rua Artur Gomes e, para quem deseja circular pela região central, a rota sugerida é a rua Miranda Azevedo ou a rua Moreira César como opções de desvio. A Escola Municipal “Leonor Pinto Thomas” (Centro), fica na rua Quinze de Novembro e, para quem deseja seguir em direção à avenida Dom Aguirre ou avenida Juscelino Kubistchek de Oliveira, a rota optativa é pela rua Rodrigues Pacheco.

[irp posts="72758" ]

Sorocaba possui outras rotas alternativas que podem ser utilizadas nos horários de pico: os condutores que seguem pela avenida General Carneiro para a zona norte podem utilizar o Corredor Mário Covas (via rua Humberto de Campos) como opção.

Quem deseja ir da avenida General Carneiro para a zona sul pode utilizar as ruas Lituânia ou Celidônio do Monte. Para quem segue da zona oeste para o Centro, a opção é a rua Belarmino Moraes de Arruda, orienta a Urbes. (Da Redação)