Buscar no Cruzeiro

Buscar

Urbes quer denúncia de infrações de trânsito

27 de Outubro de 2018 às 07:13

Urbes quer denúncia de infrações de trânsito Carro estacionado em frente a guia rebaixada e em trecho da rua que é contramão. Crédito da foto: Luiz Setti / Arquivo JCS

O secretário de Mobilidade e Acessibilidade e presidente da Urbes, Luiz Alberto Fioravante, se reuniu com o juiz Jayme Walmer de Freitas para tratar do projeto que prevê a criação de um canal de comunicação para que a população colabore com a fiscalização de trânsito em Sorocaba.

Na reunião foram tratados detalhes de como o cidadão ao observar uma infração de trânsito poderá informar os órgãos públicos, quer seja em um flagrante enviando agentes de trânsito, guardas civis e até a Polícia Militar ao local ou apenas tomando medidas educativas para coibir futuras infrações.

Segundo nota divulgada pela Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom) da Prefeitura, a proposta é ativar uma linha de celular para que, via WhatsApp, a população possa denunciar, tirando uma foto do veículo que está infringindo as leis de trânsito. Ainda conforme a nota, a prática pode não valer como uma punição oficial, mas será uma alternativa para coibir e, se possível, colaborar com flagrantes. A Urbes pede detalhes porque “quanto mais forem comunicados, melhores serão as chances de coibirmos o infrator”.

De acordo com a nota, o serviço ficará à disposição da população ininterruptamente, por onde poderão ser enviadas mensagens e informações a qualquer hora do dia. A Urbes também diz que será assegurado o sigilo da identidade dos informantes.

O encontro também contou com a participação do delegado da Polícia Civil, Fabrício Lopes Ballarini; do subcomandante da Guarda Civil Municipal de Sorocaba, Gabriel Vieira; do diretor de Trânsito da Urbes, Carlos Eduardo Paschoini; e da gestora de Educação para o Trânsito da Urbes, Roberta Bernardi. Uma próxima reunião está programada para o início de novembro, quando serão definidos os últimos detalhes para que o novo Canal de Comunicação possa ser lançamento ainda neste ano. (Da Redação, com informações de Secom Sorocaba)