Buscar no Cruzeiro

Buscar

Urbes fará novos testes de Covid no Terminal S. Paulo

05 de Novembro de 2020 às 00:01

Serão realizados 300 testes por dia com passageiros do transporte coletivo. Crédito da foto: Divulgação

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes -- Trânsito e Transportes, da Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico (Semob) e da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria da Saúde terá, mais uma nova etapa de testagem da Covid-19 destinada aos usuários do transporte coletivo. Para esse trabalho, a Urbes contará com a parceria da Unimed Sorocaba, que disponibilizará auxiliares de enfermagem para atender ao público interessado.

A ação acontecerá hoje, amanhã e dias 9 e 10 no Terminal São Paulo. A coleta de sangue ocorrerá das 7h30 às 12h. Ao todo serão disponibilizados cerca de 300 testes, por dia, gratuitamente à população. Trata-se do teste de coleta sanguínea intravenosa, realizados pelo laboratório da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde (SES).

Poderão submeter-se aos testes crianças, desde que acompanhadas dos responsáveis, e adultos de todas as idades. Para isso, os interessados devem apresentar um documento de identidade (RG, CPF ou mesmo CNH) com foto no momento da inscrição.

“Trata-se de mais uma importante ação de saúde pública para o município no contexto da pandemia e a Unimed Sorocaba novamente se viu motivada a apoiar e engajar-se nessa ação da Urbes, contribuindo para a realização da coleta dos testes”, explica a médica Jeane Peter, diretora de Mercado da Unimed Sorocaba.

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes e da Semob, e com apoio da Vigilância Epidemiológica, já testou os trabalhadores do trânsito e do transporte da cidade, incluindo-se os motoristas de ônibus, funcionários da Urbes, entregadores por aplicativo e de motocicleta. O objetivo de ações como essa é checar se os usuários rotineiros do transporte coletivo já tiveram a doença, inclusive aqueles que não manifestaram sintomas.

Na última ação de testagem, realizada em usuários do transporte coletivo, 1.453 pessoas procuraram pelo serviço oferecido gratuitamente nos terminais Santo Antônio, São Paulo e Vitória Régia e 1,4% tiveram teste positivo. (Da Redação)