Buscar no Cruzeiro

Buscar

Urbes critica pedido de aumento da frota de ônibus em Sorocaba

08 de Abril de 2020 às 09:24

Apenas 40% da frota está funcionando em Sorocaba. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (27/3/2020)(

A Urbes, empresa pública que gerencia o transporte público em Sorocaba, divulgou nota na qual classifica o pedido do Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região de ampliar o percentual da frota de ônibus como “ato de imprudência e negligência com a saúde da população”.

Intitulada “O transporte coletivo de Sorocaba não pode parar!”, a nota foi divulgada nesta terça-feira (7), um dia após o sindicato protocolar documento ao poder público e às empresas de transporte coletivo na cidade pedindo a ampliação do sistema, de 40% para 80% nos horários de pico.

A alegação é que os coletivos estão circulando superlotados, o que contraria decreto da prefeita Jaqueline Coutinho (PSL), que prevê que os passageiros sejam transportados somente sentados.

“Ações arbitrárias e ou ideológicas que inviabilizem e impeçam o sistema de funcionar, os motoristas de trabalhar e o atendimento às ordens de serviço emitidas para as empresas concessionárias, registram um ato de imprudência e negligência com saúde da população — podendo ensejar em mortes — afinal o momento deve ser de coalizão entre todas as forças políticas e sociais, a fim de que possamos combater esse mal que assola o mundo todo”, diz a nota.

A Urbes afirma que o sindicato “não tem legitimidade” para fazer alterações ou paralisações do transporte coletivo e afirma que tem apostado na mediação entre empresas e a entidade. O sindicato foi procurado e não quis comentar o

teor da nota. (Da Redação)