Buscar no Cruzeiro

Buscar

Urbes assume operação do Integrabike em Sorocaba

30 de Setembro de 2020 às 11:06
Jomar Bellini [email protected]

Urbes vai gerir sistema do Integrabike a partir de outubro. Crédito da Foto: Vinícius Fonseca (30/09/2020)

O serviço de compartilhamento de bicicletas conhecido como Integrabike passará a ser operado pela Urbes em Sorocaba. A informação foi confirmada pela assessoria da empresa pública nesta quarta-feira (30) após a Tembici, atual responsável pelo serviço, notificar os usuários sobre o fim do projeto na cidade.

De acordo com a Urbes, o Integrabike não será descontinuado e os usuários poderão utilizar o serviço normalmente. "A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico e da Urbes Trânsito e Transporte, buscando melhor atender à demanda dos usuários do sistema Integrabike, está assumindo temporariamente o serviço até que a nova licitação do projeto seja realizada e um novo sistema passe a operar", escreve a nota.

Empresa responsável pelo serviço enviou e-mail para usuários informando que serviço seria descontinuado. Crédito da Foto: Reprodução

No final da tarde de terça-feira (29), os usuários do Integrabike foram avisados por e-mail pela Tembici que o serviço seria descontinuado na cidade. "Estamos tristes em anunciar que o projeto de bicicletas compartilhadas será Integrabike chega ao fim no dia 05/10/2020". O comunicado descreve que ao longo de quatro anos, mais de 60 mil pessoas utilizaram o sistema em 380 mil viagens. A empresa foi procurada, mas ainda não se manifestou sobre o assunto.

Ainda segundo a Prefeitura, a Tembici optou por deixar a cidade, alegando "dificuldades de atender as bases atuais do sistema". Desde o encerramento do contrato, o Executivo  tem efetuado renovações emergenciais para que o sistema continuasse em operação. Um nova licitação deverá ser concluída até dezembro de 2020. Nesse período, a Urbes executará o serviço. "O objetivo é construir um projeto mais tecnológico, com novas estações e integrado para usuários do transporte coletivo e usuários eventuais", explica.

O contrato com a empresa M2 Soluções em Engenharia Ltda, conhecida como Tembici, foi fechado em 2016 prevendo a implantação, operação e manutenção do serviço de bicicletas públicas. Questionada por e-mail, a Urbes ainda não informou se será necessário comprar novas bicicletas após a saída da empresa. (Jomar Bellini)

Galeria

Confira a galeria de fotos