Buscar no Cruzeiro

Buscar

Unidade regional do Adolfo Lutz em Sorocaba fará testes para coronavírus

01 de Abril de 2020 às 16:03

Unidade regional do Adolfo Lutz em Sorocaba fará testes para coronavírus Teste para detectar o novo coronavírus. Crédito da foto: Thomaz Kienzle / AFP (31/3/2020)

Atualizada às 16h15

A unidade regional do Instituto Adolfo Lutz, em Sorocaba, fará testes para detectar o novo coronavírus. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (1) pelo governo do estado de São Paulo.

Além de Sorocaba, também foram habilitadas para o trabalho as unidades de Santo André, Ribeirão Preto, Bauru e São José do Rio Preto. Segundo o governo estadual, juntas, elas terão a capacidade de fazer 500 exames por dia em um primeiro momento. O objetivo é chegar até mil.

Os testes para detectar pacientes com Covid-19 são encaminhados pelas secretarias municipais da saúde ao Instituto Adolfo Lutz. Até então, os exames eram concentrados apenas na unidade de São Paulo.

“Vamos reforçar a rede de exames e garantir, desta forma, um monitoramento efetivo sobre a circulação do coronavírus em nosso Estado. Assim, poderemos adotar as medidas necessárias para proteger nossa população”, diz o governador João Doria.

Kits de testes

De acordo com o governo, nesta semana chegam ainda 20 mil kits de testes importados e 10 mil enviados pela Fiocruz. Eles serão distribuídos entre o Instituto Adolfo Lutz e outros laboratórios credenciados.

A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo também passa a processar, a partir desta quarta-feira (1), 720 amostras por dia no Centro Estadual de Análises Clínicas (Ceac) da Zona Norte. A unidade já é do governo do Estado.

[irp posts="234440" ]

 

Neste local, serão processadas amostras de 43 hospitais da rede estadual da Grande São Paulo. A força-tarefa também inclui o processamento de 201 amostras de óbitos suspeitos, que terão diagnóstico final nas próximas 24 horas. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)