UFSCar tem encontro de Ciências

Por Ana Claudia Martins

Objetivo é aproximar os estudantes do mundo das ciências. Crédito da foto: Emídio Marques

Objetivo é aproximar os estudantes do mundo das ciências. Crédito da foto: Emídio Marques

Uma oportunidade de aproximar alunos de escolas públicas de Sorocaba e região ao mundo da ciência e da pesquisa de ponta que é realizada nas universidades. Assim foi a 9ª edição do Encontro Regional de Futuros Cientistas, que ocorreu ontem, das 9h30 às 16h, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus de Sorocaba. O evento é promovido pelo programa Futuro Cientista, da própria universidade, e reuniu aproximadamente 700 estudantes de 33 escolas, municipais e estaduais, de nove cidades: Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Anhembi, Cesário Lange, Capão Bonito, Iperó, Salto de Pirapora, Pilar do Sul e Tatuí. Durante o evento, além de mini cursos, foram premiados os alunos que apresentaram os melhores trabalhos científicos e as melhores redações. O diretor do campus da UFSCar Sorocaba, Ismail Barra Nova de Melo, participou da abertura do encontro.

Segundo o professor de Física da UFSCar Sorocaba e presidente do programa, Fábio de Lima Leite, durante o ano letivo, os alunos das 33 escolas participantes do projeto, se reúnem em suas unidades onde desenvolvem atividades de pesquisa científica, com o auxílio de um supervisor. “Nesses encontros semanais, eles são incentivados a usar coisas velhas e material reciclado para atividades de pesquisa científica”, destaca.

Evento reuniu aproximadamente 700 estudantes de 33 escolas. Crédito da foto: Emídio Marques

No evento, os alunos apresentaram os projetos científicos desenvolvidos por eles, como protótipos de estação meteorológica, usina hidrelétrica, observatório astronômico, robôs, além de trabalhos científicos sobre depressão e outros na área de humanas. Os 30 melhores foram premiados. Fábio afirma que outro objetivo do projeto é reduzir a distância entre alunos da escola pública e universidade. (Ana Cláudia Martins)