fbpx
Sorocaba e Região

UBSs iniciam Campanha Julho Amarelo nesta segunda-feira (22)

No ano passado Sorocaba registrou 173 novos casos da hepatite B e 38 do tipo C; Confira programação
No ano de 2018, Sorocaba registrou 173 novos casos da hepatite B e 38 da C. Foto: Divulgação / Secom

 

O mês de julho é a época de conscientizar a população sobre a importância da prevenção contra as hepatites virais, enfermidades em que o fígado se encontra inflamado. Em Sorocaba, uma série de ações, com testes rápidos, distribuição de preservativos e orientações referentes à Campanha Julho Amarelo serão realizadas a partir desta segunda-feira (22) até sexta-feira (26). As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) promoverão ações para alertar sobre as medidas de combate às doenças.

De acordo com a Secretaria de Saúde (SES), o enfoque da campanha neste ano é ofertar o exame da Hepatite C para que as pessoas tenham se testado ao menos uma vez na vida, especialmente aos homens maiores de 40 anos. A intenção é levar conhecimento à população através de informações sobre esse agravo pouco abordado no cotidiano.

A hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Em alguns casos, são doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas. No Brasil, mais de 70% (23.070) dos óbitos por hepatites virais são decorrentes da Hepatite C, seguido da Hepatite B (21,8%). O país registrou 40.198 casos novos de hepatites virais em 2017. O SUS oferece tratamento para todos, independentemente do grau de lesão do fígado.

No ano de 2018, Sorocaba registrou 173 novos casos da hepatite B e 38 da C em pessoas que moram na cidade.

A hepatite C tem cura em mais de 90% dos casos quando o tratamento é seguido corretamente. A hepatite B tem tratamento e pode ser controlada, evitando a evolução para cirrose e câncer. Em crianças, a vacina da hepatite B é dada em quatro doses: ao nascer, 2,4 e 6 meses. Para os adultos que não se vacinaram na infância, são três doses a depender da situação da vacina. É importante que todos que ainda não se vacinaram tomem as três doses da vacina.

Programação

UBS Laranjeiras – 24/07 – Dia voltado para conscientização contra as hepatites virais. Na sala de espera terá vídeos explicativos.

UBS Brigadeiro Tobias – 25/07 – Ação na clínica de reabilitação ‘Rumo Certo’ com orientação e testagem dos pacientes.

UBS Cajuru – 25/07 – Fará testagem para hepatites no presídio.

26/07 – Orientação sobre hepatites e testagens para população, principalmente os maiores de 49 anos.

UBS Carandá – 22/07 a 26/07 – Distribuição de folders, orientação na sala de espera e oferecimento de teste rápido no período da manhã.

UBS Maria Eugênia – 22/07 a 26/07 – Distribuição de folders, orientação na sala de espera e oferecimento de teste rápido dia todo.

UBS Éden – 22/07 a 26/07 – Orientação na sala de espera e teste rápido.

UBS Sabiá – 22/07 a 26/07 – Orientação na sala de espera e teste rápido. (Com informações da Secom)

Comentários