Buscar no Cruzeiro

Buscar

UBS tem fiação furtada e fica sem energia em Sorocaba

22 de Julho de 2019 às 14:47
Ana Claudia Martins [email protected]

A UBS já teve a fiação elétrica furtada quatro vezes. Foto: Divulgação

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Simus, que fica na Alameda dos Lírios, foi alvo de furto na madrugada desta segunda-feira (22), em Sorocaba. Segundo o médico Rubens Pires de Miranda, que trabalha na unidade há 22 anos, a UBS já foi alvo de furto da fiação elétrica várias vezes, mas desta vez levaram até o relógio medidor de consumo.

Com isso, a unidade de saúde está atendendo os pacientes sem energia elétrica. O estoque de vacinas da UBS teve que ser levado para outra unidade porque as doses necessitam de refrigeração. Ainda não há previsão de quando a energia será restabelecida.

Os criminosos também levaram o relógio medidor. Foto: Divulgação

De acordo com o médico que trabalha no local, o furto teria ocorrido por volta das 3h, e foi percebido pelos funcionários da unidade, assim que chegaram pela manhã para trabalhar. Rubens disse ainda que as consultas agendadas estão sendo feitas, mas os médicos estão tendo que verificar o resultado dos exames por telefones celulares.

Além disso, a aplicação de vacinas ficou prejudicada na unidade, pois o estoque precisou ser transferido para que não fosse perdido por falta de refrigeração. “Em dois anos a UBS já teve a fiação elétrica roubada pelo menos umas quatro vezes, e agora levaram até o relógio medidor de consumo”, lamenta.

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, a vacinação e os agendamentos foram prejudicados por conta do furto. “O estoque de vacinas da UBS foi enviado para a sala Central de Vacinas para que fiquem na quarentena. É procedimento padrão quando ocorre queda de energia”, diz. A administração municipal afirma que este ano foi a primeira vez que a unidade de saúde do Jardim Simus foi alvo de furto. “A coordenação da unidade registrou boletim de ocorrência na delegacia e solicitou religação à CPFL”, diz. A previsão é que o fornecimento de energia seja restabelecido na noite desta segunda-feira (22). (Ana Cláudia Martins)

Galeria

Confira a galeria de fotos