Buscar no Cruzeiro

Buscar

UBS Maria Eugênia realiza força-tarefa para papanicolau

06 de Outubro de 2018 às 08:21

SES está preparando uma programação com várias atividades nas 32 UBSs. Crédito da foto: Arquivo JCS/ Emídio Marques

 

Dando continuidade às atividades em prol da Campanha Outubro Rosa, a Secretaria de Saúde (SES), por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Eugênia, realizará hoje uma força-tarefa para coletar papanicolau e atender 20 mulheres que já foram agendadas durante os dias de semana. A ação acontecerá, das 7h às 12h, e também terá solicitações de mamografias às pacientes que possuem dificuldades para comparecer nos dias úteis.

Segundo a secretária de Saúde, Marina Elaine Pereira, a intenção é que em várias oportunidades esses mutirões aconteçam em sábados, para oferecer um atendimento flexível, além de efetuar a promoção da saúde na cidade. “O objetivo é identificar lesões sugestivas de câncer e encaminhar essas mulheres para investigação e tratamento. Nossa gestão é focada na prevenção e não na doença”, ressalta a secretária.

Para incentivar a reflexão sobre o tema e despertar a população para os cuidados de prevenção, a SES está preparando uma programação com várias atividades nas 32 UBSs entre os dias 15 e 26 deste mês, que serão divulgadas.

Papanicolau é o exame que deve ser realizado em todas as mulheres com vida sexualmente ativa, pelo menos uma vez ao ano. O exame não é somente uma maneira de diagnosticar a doença, mas serve principalmente para determinar o risco de uma mulher vir a desenvolver o câncer. Todas as mulheres que são (ou que tenham sido em algum momento) sexualmente ativas e que tenham colo de útero devem fazer o exame, anualmente.

Galeria

Confira a galeria de fotos