Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tropeiros desfilam neste domingo por conta da programação da semana tropeira

26 de Maio de 2019 às 07:05

Tropeiros desfilam hoje a partir das 9h A comitiva repete, todos os anos, o trecho que era percorrido pelos tropeiros de séculos passados. Crédito da foto: Pedro Negrão / Arquivo JCS

O tradicional Desfile dos Tropeiros em Sorocaba acontece hoje, a partir das 9h, com a saída da tropeada do Centro Equestre Sônia Fernandes, que fica na rua Antônio Aparecido Ferraz, 945, no Parque Santa Isabel, com destino ao Monumento ao Tropeiro, em frente à Santa Casa de Misericórdia, onde o grupo receberá a bênção. A atração integra a programação da 52ª Semana dos Tropeiros, realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), com o objetivo de celebrar a cultura tropeira e reforçar a sua importância na história da cidade.

Formada por pessoas vindas de Piedade, Pilar do Sul, Itararé, Itapeva, entre outros municípios, após deixar o local do pouso, a comitiva seguirá pela avenida Luiz Mendes de Almeida, Largo do Divino, avenidas Armando Pannunzio e General Carneiro, e pelas ruas Moreira César, Cesário Mota, São Bento, XV de Novembro, e avenida São Paulo, chegando no Monumento ao Tropeiro, repetindo o trecho que era percorrido pelos tropeiros de séculos passados.

No retorno do desfile, eles passarão pela rua Padre Madureira, avenidas Dom Aguirre, Afonso Vergueiro, General Carneiro e Largo do Divino, onde também os tropeiros receberão a bênção, indo em seguida pela avenida Luiz Mendes de Almeida.

Monumento ao Tropeiro

Localizado em frente à Santa Casa de Misericórdia, o Monumento ao Tropeiro foi oferecido a Sorocaba em seu 3º Centenário, pelo Conde Francisco Matarazzo Júnior, em reconhecimento à cidade que o acolheu, e que foi berço das grandes atividades industriais da família Matarazzo.

Durante 150 anos, os tropeiros fizeram a ligação de Sorocaba com o Brasil, transportando mercadorias nos lombos dos animais e fundando cidades. Sorocaba foi a sede dos tropeiros e das feiras de muares. (Da Redação)