Buscar no Cruzeiro

Buscar

Três presos são internados após contrair coronavírus em presídio de Sorocaba

16 de Abril de 2020 às 22:36

Justiça determina suspensão de visitas em presídios da região de Sorocaba Fachada da Penitenciária Dr. Antonio de Souza Netto, em Sorocaba. Crédito da foto: Pedro Negrão (3/1/2017)

Três presos da Penitenciária II de Sorocaba tiveram confirmada a infecção pelo novo coronavírus. Conforme informou nesta quinta-feira (16) a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), esses são os primeiros casos positivos da doença entre detentos do sistema prisional paulista.

Os três homens estão em tratamento sob internação na Santa Casa de Sorocaba, mas o estado de saúde não foi informado. Outros 48 detentos que tiveram contato com os doentes estão isolados no interior da unidade, no bairro de Aparecidinha.

O presídio tem capacidade para 935 presos. Atualmente, está com 2.062.

Ainda não se sabe como os detentos pegaram o vírus. Conforme a SAP, estão sendo distribuídas máscaras de proteção a todos os presos da unidade.

A reportagem apurou que as celas e instalações usadas pelos detentos que adquiriram o vírus estão sendo lavadas e desinfetadas. Como em outras unidades, as visitas estão suspensas. Na tentativa de controlar a disseminação, a SAP está mantendo em quarentena os novos presos nas unidades prisionais.

[irp posts="240203" ]

 

Servidor da SAP

A covid-19 já causou a morte de um servidor da SAP e outro teve a doença confirmada. O agente penitenciário de 64 anos morreu em Dracena, interior de São Paulo, no último dia 3, após ser internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa local.

Conforme a SAP, outros 67 servidores foram afastados das suas atividades por suspeita da doença. Os agentes de segurança e servidores da saúde que têm contato com os detentos suspeitos estão usando máscaras e luvas descartáveis. (José Maria Tomazela - Estadão Conteúdo)