Trem RMS-São Paulo volta a ser cogitado

Por Kally Momesso

A vinda do trem até a região de Sorocaba ocorreria pela continuação da Linha 8 - Diamante a partir de Amador Bueno. Crédito da foto: Divulgação / CPTM

A possibilidade de expansão do serviço da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) até a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) está prevista no edital de concessão da Linha 8 - Diamante e Linha 9 - Esmeralda, publicado no dia 1º pela Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM). Na véspera (30), o governador João Doria (PSDB) publicou decreto no Diário Oficial que autoriza a abertura de licitação para a concessão da prestação do serviço público de transporte de passageiros nas duas linhas.

Os sistemas Diamante e Esmeralda transportaram, em média, 1,089 milhão de passageiros em 2019. Eles interligam, respectivamente, a Estação Júlio Prestes, no centro de São Paulo, a Amador Bueno, em Itapevi, na divisa com São Roque, com 41,6 km e 22 estações; e a estação de Osasco a Grajaú, no extremo sul da Capital, com 32,5 km e 18 estações.

A expansão até a RMS é possível pela continuação da Linha 8 - Diamante a partir de Amador Bueno, onde há trecho de 25 quilômetros inativo desde 1998, que passou a ser de propriedade da CPTM por sucessão da antiga DRM-Fepasa, até a estação de Mairinque. De Mairinque em diante, no sentido interior, a ferrovia é federal, de propriedade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), e concessionado à empresa Rumo Malha Oeste S.A. para o transporte de cargas.

A discussão sobre a chegada da CPTM até Sorocaba remete ao projeto do Trem Intercidades (TIC), sistema de trens rápidos entre os dois municípios anunciado em 2012, mas que não saiu do papel. Mais recentemente, falou-se em expansão da rede metropolitana já existente da CPTM até a RMS, no âmbito da concessão à iniciativa privada das linhas 8 e 9.

Em março, a CPTM realizou uma audiência pública na Capital para informar detalhes do projeto de concessão e esclarecer as dúvidas da sociedade e do empresariado. Nela, havia a expectativa de que o trem para Sorocaba pudesse ser oferecido aos investidores em conjunto das duas linhas do metropolitano, o que não ocorreu, gerando frustração e protestos da sociedade sorocabana. Ele agora consta do objeto da concessão à iniciativa privada, conforme o decreto do governador e o edital, como uma possibilidade.

A Secretaria de Estado de Transportes Metropolitanos (STM) informou que o edital é apenas para formalizar a possibilidade de adicionar a cidade nas linhas, futuramente. A pasta ainda explicou que a medida é um “gatilho” para que a iniciativa privada possa demonstrar interesse na participação desta ampliação, descrita no decreto e no edital como a “operação e a manutenção de eventual expansão do serviço concedido em trechos que se caracterizem como prolongamento das Linhas nas Regiões Metropolitanas de São Paulo e de Sorocaba”.

Já a Prefeitura de Sorocaba afirmou que “se trata de concessão por parte do Governo do Estado de São Paulo, para que possivelmente haja esse tipo de transporte no futuro”, e não comentou sobre a possibilidade da cidade ser contemplada pela concessão. (Kally Momesso - programa de estágio / Supervisão: Eric Mantuan)