Buscar no Cruzeiro

Buscar

Trem do Carnaval leva o público para uma viagem no tempo em Sorocaba

22 de Fevereiro de 2020 às 16:41

Locomotiva 58 levou passageiros entre a Estação Paula Souza e a Vila Assis. Crédito da Foto: Fábio Rogério (22/2/2020)

Embalados pelas famosas marchinhas e pela memória da ferrovia, adultos e crianças puderem ver um pedacinho da cidade com outro olhar neste sábado de Carnaval (22). Foi a primeira data de funcionamento da Locomotiva 58 em 2020, realizado pela Secretaria da Cultura (Secult) em parceria com a Sorocabana – Movimento de Preservação Ferroviária.

Os ingressos do Trem do Carnaval foram distribuídos na véspera (21), após um cadastro eletrônico dos interessados, ao serem trocados por 2kg de alimentos não-perecíveis que serão doados ao Fundo Social de Solidariedade (FSS).

[irp posts="219320" ]

 

Para alguns dos passageiros, a ideia foi a de reviver boas memórias. Caso de Lourdes Conceição de Barros, testemunha dos tempos em que as viagens ferroviárias eram comuns -- no seu caso, entre Conchas e Pereiras, pelos trens da Fepasa. E ela não foi sozinha: assim como num bloco folião, levou a família, a caráter, para aproveitar os 30 minutos do passeio entre a Estação Paula Souza, no Centro, e a Vila Assis.

Também houve os que entraram num trem pela primeira vez: o pequeno Akira Badaró, de pouco mais de 3 anos. “A gente quer que ele conheça, já que só vê trem nos desenhos”, contou a mãe, Christiane Badaró. A família Badaró acha importante que a cidade amplie as possibilidades de utilização da Locomotiva 58 como turismo ferroviário e possa oferecer mais oportunidades aos cidadãos. “A cidade tem potencial turístico e isso precisa ser aproveitado”, comentou Ciro.

Para a jornalista Rafaela Gonçalves Bernardes, o passeio foi bastante simbólico. Grávida de Isabela, ela fez questão de viajar no trem para poder oferecer à filha, que deve nascer em abril, uma sensação que remete ao seu avô, Jonas da Silva, maquinista da Sorocabana na década de 70. “Quando o trem apitou, ela mexeu”, brincou Rafaela.

O marido, Bruno Bernardes, considera que a ideia de por a locomotiva para realizar passeios é “maravilhosa” e poderia ser mais constante. "Não apenas por trazer entretenimento às pessoas, mas por manter viva a história de um meio de transporte que marcou época no País. É uma atividade que movimenta muita gente e de todas as idades”, comentou.

Nesse sentido, para o secretário da Cultura, Marcel Stefano, poder oferecer à população a oportunidade de conhecer ou rememorar uma parte da história da cidade é uma grande satisfação diante da grande procura pelos ingressos do passeio.

Volta no tempo

A circulação do Trem do Carnaval atende ao edital aberto no ano passado pela Secult para operação e manutenção da Locomotiva 58 com caráter turístico-cultural. Desde o maquinista, às atendentes de bordo, ou "ferromoças", todos os voluntários responsáveis pela operação ferroviária estavam vestidos como nos áureos tempos da “Maria-Fumaça”. Os bilhetes eram perfurados usando-se o mesmo método de antigamente.

“Assim como a locomotiva foi restaurada e manteve suas características, a gente procura chegar próximo do serviço oferecido naquela época e, assim, dar ao passageiro a sensação de voltar no tempo”, explicou o presidente da Sorocabana – Movimento de Preservação Ferroviária, o jornalista Eric Mantuan. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)