Buscar no Cruzeiro

Buscar

Trecho da avenida Itavuvu é liberado para a passagem de veículos

05 de Março de 2020 às 18:59

Trecho se encontra entre Estação UPH zona norte e a Estação Maria Antonia Prado. Crédito da foto: Prefeitura de Sorocaba

 

Foi liberado um trecho de 2.500 metros na avenida Itavuvu, localizada na zona norte de Sorocaba. Os veículos já podem circular pela nova faixa, sentido bairro, que foi implantada com concreto rígido.

O local disponível se encontra entre a Estação UPH zona norte e a Estação Maria Antonia Prado, e poderá ser utilizado até quando começar a operação do BRT. A ação foi realizada pela Prefeitura, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes e da Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico (Semob).

De acordo com o secretário de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico, Gilmar Tadeu, houve pedido à Concessionária BRT para a necessidade de liberar o mais breve possível as faixas de rolagem hoje bloqueadas, com o objetivo de aumentar a fluidez do tráfego na região, ainda que as obras não estejam 100% concluídas.

Somado a isso, a Semob solicitou agilidade nas melhorias dos cruzamentos da avenida, dando vazão à mobilidade urbana, e nas travessias de pedestres, visando aumentar a segurança de quem caminha por aquela região. A Prefeitura ainda solicitou à Concessionária BRT a conclusão dos novos trechos abertos e restabelecimento da ciclovia da avenida.

“Temos vistoriado diariamente as frentes de trabalho, cobrando e insistindo para que a Concessionária BRT Sorocaba adote urgentemente medidas que visam dar mais conforto à população, pois sabemos que as obras, ainda que tragam modernidade, também trazem transtornos, principalmente por sua dimensão”, reforçou o secretário.

Reparo profundo

Toda a avenida Itavuvu receberá nova pavimentação e, para que o trabalho seja feito, haverá a necessidade de fazer o reparo profundo do solo em alguns pontos. Quando as obras tiverem início, os trechos da avenida serão temporariamente bloqueados para que o serviço seja realizado.

Iluminação restabelecida

Numa ação solicitada pela Prefeitura de Sorocaba, que envolve além da Urbes e Semob, a Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e a Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), foram mapeados todos os pontos sem iluminação da via, dos mais de 5 mil metros de obras que correspondem ao trecho entre a estação UPH zona norte até a avenida Antônio Silva Saladino.

A Área de Transferência da Itavuvu, próximo à interseção com a avenida Ulisses Guimarães e ao Shopping Cidade, teve a iluminação pública restabelecida.

A Serpo já religou os postes elétricos desde a entrada do bairro Hebert de Souza até a avenida Antônio Silva Saladino. O local estava sem iluminação em decorrência de furtos de cabos de energia. Foram religados cinco conjuntos, iluminando, inclusive, a rotatória com semáforos da avenida, na entrada do Parque Vitória Régia.

Nas próximas semanas, todo o trecho da avenida deverá estar com a iluminação religada, inclusive com a recolocação dos postes retirados pelas obras do BRT.

Outros avanços das obras

O primeiro trecho da avenida Pereira Inácio, a partir da avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira até a avenida Washington Luís, já recebeu o recape do asfalto. A obra segue agora no sentido bairro da avenida Washington Luís, conforme cronograma e solicitação da Prefeitura de Sorocaba. Com o recape há a melhoria nas condições de trafegabilidade da via.

As obras do Sistema BRT de transporte coletivo também avançam em outros pontos da cidade. A faixa da direita da avenida Antonio Carlos Comitre, próximo ao Ministério Público Federal, está liberada ao tráfego de veículos. Foram concretados cerca de 50 metros da pista com o pavimento rígido, apropriado para comportar o peso dos ônibus articulados que fazem parte do sistema BRT. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)

[irp posts="224413" ]