Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tratamento precoce e retaguarda são planejados na saúde

08 de Janeiro de 2021 às 00:10

A reunião foi realizada no auditório da Secretaria da Cidadania. Crédito da foto: Divulgação / Prefeitura de Sorocaba

Para que os trabalhos de melhorias durante a pandemia continuem, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), realizou na quarta-feira (6) a primeira reunião do Comitê de Avaliação e Combate ao Coronavírus. Entre as principais pautas discutidas durante o encontro, houve destaque para a criação de um Centro de Tratamento Precoce da Covid-19 e o Centro de Transição e Retaguarda da Covid-19.

A reunião foi realizada no auditório da Secretaria da Cidadania e contou com a participação de representantes dos hospitais da cidade; setores da SES; Associação Comercial de Sorocaba; Conselho Municipal de Saúde; além da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.

Durante o encontro, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Ana Paula Diegues, fez uma apresentação sobre o cenário epidemiológico da cidade. Ela exibiu gráficos com a média móvel de casos, óbitos e internações no decorrer da pandemia. Também foram apresentados mapas de incidência e letalidade com referência à localidade de cada Unidade Básica de Saúde.

O médico e secretário da Saúde, Vinicius Rodrigues, ficou responsável por apresentar medidas futuras e que já foram adotadas no combate à Covid-19. Ele informou que devido ao aumento da taxa de ocupação de leitos de UTI Covid, foram contratados mais 10 leitos na UPH Zona Leste para que a população não fique desassistida, caso necessário.

A novidade ficou para dois projetos que estão em fase de planejamento, o Centro de Tratamento Precoce da Covid-19 e o Centro de Transição e Retaguarda da Covid-19. Segundo Vinicius, a intenção é que a Transição e Retaguarda tenham 20 leitos de baixa e média complexidade, além de cinco leitos de estabilização, para que seja possível dar suporte aos hospitais já conveniados. Essa estrutura deverá ser instalada em um imóvel da Prefeitura.

O Centro de Tratamento Precoce da Covid-19 tem o objetivo principal de evitar complicações e internações no município. “Nossa ideia é criar um protocolo de tratamento precoce para Covid-19, que envolva orientações sobre principais sintomas, avaliação médica, considerações sobre exames, terapia recomendada, orientações pós-prescrição e critérios para internação”, explica o secretário da Saúde. Seria algo semelhante ao que foi feito com sucesso na cidade de Porto Feliz, onde registra-se uma das menores taxas de letalidade. (Da Redação, com informações da Secom/Sorocaba)

Galeria

Confira a galeria de fotos