Buscar no Cruzeiro

Buscar

Transporte coletivo urbano terá novo sistema de bilhetes

31 de Agosto de 2018 às 07:13

Cruzeiro do Sul questionou sobre o novo sistema, mas não obteve resposta. Foto: Divulgação

Na terça-feira (28), o Cruzeiro do Sul enviou questionamentos para a Urbes, por meio da Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom) sobre a implantação do novo sistema de bilhetagem no sistema de transporte coletivo. Foi confirmado por telefone o recebimento do pedido. Entretanto, as questões não foram respondidas. Na quarta-feira foi feito novo contato telefônico e não houve retorno sobre a solicitação. Mas nesta quinta (30), a Secom divulgou release para a toda imprensa sobre o assunto solicitado exclusivamente pelo Cruzeiro do Sul. O release é o seguinte:

A Urbes - Trânsito e Transportes, por meio das empresas concessionárias, está realizando a atualização do Sistema de Bilhetagem Eletrônica de Sorocaba, que inclui os equipamentos do tipo validadores embarcados e nos bloqueios dos terminais e os equipamentos de comercialização nas bilheterias dos terminais, Casas do Cidadão e nos demais pontos de venda agregando novos serviços e comodidade aos usuários do transporte coletivo.

Projetado para facilitar o gerenciamento da rede de transportes públicos, o novo sistema de bilhetagem possibilitará o planejamento inteligente das necessidades de mobilidade de Sorocaba. Os novos equipamentos têm capacidade de leitura de tíquete (QR Code), um código impresso no comprovante da passagem, que o usuário utilizará para embarcar nos ônibus, substituindo o atual “Cartão Unitário”, também poderão utilizar o Smartphone como meio de pagamento do cartão unitário.

O objetivo é propor modernidade ao sistema, regulamentar os postos de vendas e inibir falhas, propondo mais eficiência no transporte público de Sorocaba, dessa forma será possível incorporar ao sistema de pagamento e validação outras ferramentas contra fraudes, como a biometria facial, integrando soluções complexas que abrangem até mesmo o serviço de gerenciamento da frota de ônibus de uma cidade. O novo sistema está em fase de instalação e homologação e ocorrerá de forma gradativa. (Da Redação, com informações da Secom - Sorocaba)