Buscar no Cruzeiro

Buscar

Transporte coletivo de Sorocaba passará a atender em horários reduzidos

19 de Março de 2020 às 20:34

Transporte público coletivo municipal de Sorocaba Área interna do Terminal Santo Antonio, em Sorocaba, o maior e mais movimentado da cidade. Crédito da foto: Emídio Marques (14/6/2019)

O transporte coletivo de Sorocaba terá a operação reduzida. O motivo é a queda de usuários nos ônibus, em consonância com o que tem sido apregoado pelas autoridades de Saúde para conter o coronavírus.

Neste sábado (21), o transporte passará a utilizar as tabelas com horários de domingo. Já a partir de segunda-feira (23), os ônibus usarão a tabela com horário de sábado. Os veículos atenderão os passageiros que ainda precisem se deslocar para o trabalho ou outras emergências.

Neste momento crucial para o País, em que o isolamento social é necessário para se evitar a propagação do Covid-19 (coronavírus), o transporte coletivo é um dos serviços públicos que tem sentido diretamente esse novo comportamento da população. Conforme foi detectado no período de 2 a 17 deste mês, houve uma queda de demanda de passageiros na ordem de aproximadamente 28%, se comparado a um dia útil normal.

Isso representa, em números absolutos, uma queda de aproximadamente 41 mil passageiros. Computando o resultado até quarta-feira (18), a queda aumentou para 43%. Isso significa que aproximadamente 63 mil passageiros deixaram de utilizar o transporte coletivo urbano aos dias úteis.

Redução na oferta de horários

De acordo com o setor de Operação de Transporte Urbano, com essa medida de contenção, haverá redução na oferta de horários para toda a cidade. Ao utilizar tabela de horários de sábado, a redução da oferta é de 35%, em relação aos dias normais. Já ao usar a tabela de horários de domingo, a redução é de 50%.

“Trata-se de uma medida extrema, que sabemos que irá desestimular as pessoas a saírem de casa, mas neste momento em que Sorocaba, o País e o mundo tentam conter a disseminação do coronavírus, que já fez milhares de vítimas fatais, todos nós precisamos ter consciência coletiva, de que a atitude mais responsável e respeitosa com o próximo é permanecer dentro de casa”, assevera Sergio Pires, diretor-presidente da Urbes.

[irp posts="229741" ]

 

Com a aplicação dos horários reduzidos de oferta do transporte coletivo, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes, atende também aos pedidos feitos pelas operadoras STU e Consor, que sentem a queda de demanda, à recomendação feita pelo sindicato que representa a categoria dos motoristas e outros profissionais do setor de transportes, para a redução mínima de 30% da frota de veículos em circulação, bem como a recomendação feita pelo Ministério Público (MP), para reduzir o número de usuários do transporte coletivo.

“Solicitamos a compreensão da população neste momento, já que reduzir um serviço essencial como esse impacta no cotidiano das pessoas, mas que também pode contribuir com a redução do número de infectados por essa doença e, principalmente, que deixemos de contaminar os mais frágeis”, reforça o presidente da Urbes, Sergio Pires. (com informações da Prefeitura de Sorocaba)