Buscar no Cruzeiro

Buscar

Trabalhadores do transporte coletivo ameaçam paralisação de 24h nesta terça (20)

19 de Abril de 2021 às 18:56

paralisação-ônibus-sorocaba Terminal Santo Antônio fica vazio nas primeiras horas da manhã. Ônibus começaram a sair dali só depois das 9h. Crédito da foto: Fabio Rogério

Os trabalhadores do transporte coletivo de Sorocaba ameaçam realizar uma paralisação nesta terça-feira (20) para pressionar o governo estadual a realizar a vacinação contra a Covid-19 para a categoria. A Urbes - Trânsito e Transportes, empresa responsável pela gestão do transporte coletivo na cidade, informa que irá acompanhar o resultado da reunião e acompanha a possibilidade de uma possível paralisação da categoria. A reivindicação é estadual e a paralisação poderá atingir o transporte coletivo em todo o Estado.

A decisão sobre a paralisação ou não deverá ser anunciada ainda na noite desta segunda-feira (19), após uma reunião, na capital paulista, entre representantes da categoria de todo o Estado e do governo estadual. Assim, caso a paralisação seja confirmada, ela deverá atingir o transporte coletivo em todo o Estado, pois a reivindicação da imunização contra a Covid-19 envolve os trabalhadores de praticamente todas as cidades paulistas.

Segundo a categoria, a paralisação, se for confirmada, será uma espécie de “lockdown”, de 24 horas, nesta terça. “A reunião em São Paulo está marcada para às 19 horas e a decisão sobre a paralisação será tomada de acordo com o resultado do que for decidido nela”, afirmam os representantes da categoria.

Ainda conforme os trabalhadores, a paralisação, se ocorrer, será diferente, ou seja, eles não irão para as garagens, para evitar aglomeração, e o serviço de transporte especial também não irá operar, e nem o fretado.

Os trabalhadores do transporte coletivo do Estado de São Paulo encaminharam ao governo estadual a reivindicação de prioridade na vacinação contra a Covid-19 para a categoria e aguardam uma resposta.

Uma reunião sobre o assunto já ocorreu na terça-feira (13) com uma equipe do governado estadual, que discutiu a necessidade de priorizar a vacinação contra a Covid-19 para os trabalhadores do transporte coletivo.

Protesto anterior

No dia 24 de março deste ano, a circulação dos ônibus do transporte coletivo ficou suspensa durante cerca de duas horas em Sorocaba, por conta de uma paralisação dos trabalhadores da categoria.

Organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística (CNTTL), a manifestação oco­rreu em algumas cidades do País, simultaneamente. O mo­vimento teve a participação de motoristas e cobradores. De acordo com a CNTTL, os parti­cipantes, críticos ao governo federal, reivindicaram a imple­mentação de lockdown, para conter a pandemia de Covid-19, a volta do auxílio emergen­cial de R$ 600, e a vacinação contra o coronavírus para a população. (Da Redação)