Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tiro de Guerra faz ação para doação de sangue em Sorocaba

15 de Abril de 2020 às 11:11

O número de doadores sofreu queda drástica por conta da pandemia do novo coronavírus. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (15/4/2020)

Se o Brasil está “em guerra” contra o novo coronavírus, como já afirmou o ministro da Defesa, Fernando Azevedo, reservistas do Tiro de Guerra de Sorocaba estão na linha de frente. Na manhã desta quarta-feira (15), um grupo de 40 atiradores participou de uma ação solidária para estimular a doação de sangue no Hemonúcleo.

Conforme a Associação Beneficente de Coleta de Sangue de Sorocaba (Colsan), que administra o Hemonúcleo em Sorocaba, o número de doadores, que já costuma ser baixo, sofreu queda drástica por conta da pandemia do novo coronavírus e a situação é comparada a períodos críticos como o fim de ano.

O estimulo à doação de sangue faz parte da formação do atirador. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (15/4/2020)

De acordo com o subtenente Flávio Lisboa Afonso, chefe de instrução do TG, a ação solidária está alinhada à diretriz do Exército brasileiro e do Comando da 2ª Região Militar, “de estender a mão amiga sempre que a população mais necessita”. “É uma força-tarefa em nível nacional”, comenta, citando que o estimulo à doação de sangue faz parte da formação do atirador. O TG de Sorocaba conta com 100 atiradores, mas desta vez somente quarenta participaram da ação, em cumprimento às recomendações das autoridades de saúde de evitar aglomeração de pessoas.

Afonso destaca que, em várias partes do Brasil, o Exército tem atuado em ações de auxílio ao combate da Covid-19, como transporte de materiais e de pessoal, acolhimento de equipes médicas e até confecção de máscaras. Em Sorocaba, além da doação de sangue, os soldados do TG devem participar de outras missões solidárias nas próximas semanas, como a arrecadação de alimentos. “No momento, o coronavírus é o nosso inimigo. A gente tem que superar e lutar sem temer”, afirma.

Em Sorocaba, além da doação de sangue, os soldados do TG devem participar de outras missões solidárias nas próximas semanas. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (15/4/2020)

Como doar

Para ser doador de sangue é necessário atender a alguns requisitos como ter entre 16 e 69 anos, estar com mais de 50 quilos, estar em boas condições de saúde e bem alimentado na hora da doação. O Hemonúcleo de Sorocaba funciona na avenida Comendador Pereira Inácio, 564, de segunda a sábado das 7h30 às 12h30. O local conta com estacionamento gratuito.

Galeria

Confira a galeria de fotos