Teste de hepatite rápido poderá ser feito neste sábado (13) em Sorocaba

Por

Os testes serão feitos por equipes do CTA, das 9h às 13h, no Poupatempo, situado na rua Leopoldo Machado, 525, Centro. Crédito da foto: Governo do Estado de São Paulo

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), inicia a campanha Julho Amarelo, a fim de conscientizar a população sobre a importância da prevenção contra as hepatites virais. Estão programados para este sábado (13) testes rápidos para detectar a doença e que serão feitos por equipes do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), das 9h às 13h, no Poupatempo, situado na rua Leopoldo Machado, 525, Centro.

De acordo com a SES, o foco dessa ação é oferecer testagem às pessoas que não conseguem comparecer nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e CTA em dias normais, de segunda a sexta-feira. Por isso a escolha do sábado. Outro motivo é que o Poupatempo é um local onde circula muita gente e de fácil acesso. Fica ao lado do terminal de ônibus São Paulo. Outra ação está prevista para o dia 27 de julho.

[irp posts="44850" ]

 

Os testes rápidos são simples, de acordo com a Secretaria da Saúde. É coletado sangue da ponta do dedo e o resultado fica pronto entre 15 e 20 minutos, servindo para diagnosticar os casos de hepatites B e C. Os pacientes positivos serão imediatamente agendados para iniciar seus tratamentos no CTA/Same, na rua Manoel Lopes, 220, na Vila Hortência, que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.

Conforme a coordenadora do CTA, Helena Solla, o enfoque da campanha neste ano é oferecer o exame da hepatite C para as pessoas que ainda não tinham feito o teste, especialmente aos homens maiores de 40 anos. “A intenção é levar conhecimento à população por meio de informações sobre esse agravo pouco abordado no cotidiano. Somente no Estado de São Paulo, temos mais de 150 mil pessoas com hepatite C crônica que não sabem que têm”, diz Helena.

A doença

A hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Em alguns casos, são doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas. No Brasil, mais de 70% (23.070) dos óbitos por hepatites virais são decorrentes da hepatite C, seguido da hepatite B (21,8%). O País registrou 40.198 casos novos de hepatites virais em 2017. O SUS oferece tratamento para todos, independente do grau de lesão do fígado.

[irp posts="36610" ]

 

Em 2018, Sorocaba registrou 173 novos casos da hepatite B e 38 da C em pessoas que moram na cidade.

A hepatite C tem cura em mais de 90% dos casos quando o tratamento é seguido corretamente. A hepatite B tem tratamento e pode ser controlada, evitando a evolução para cirrose e câncer. Em crianças, a vacina da hepatite B é dada em quatro doses: ao nascer, aos 2 meses, depois aos 4 e 6 meses. Para os adultos que não se vacinaram na infância, são três doses a depender da situação da vacina. É importante que todos que ainda não se vacinaram tomem as três doses da vacina. (Da Redação, com informações da Secom)