Buscar no Cruzeiro

Buscar

Testagem da população carcerária eleva casos de Covid-19 em Sorocaba

18 de Junho de 2020 às 18:52

SAP divulga regras especiais em visitas a penitenciárias Fachada da Penitenciária Dr. Antonio de Souza Netto, em Sorocaba. Crédito da foto: Pedro Negrão (3/1/2017)

Sorocaba registrou nesta quinta-feira (18) mais 620 novos casos confirmados da doença provocada pelo novo coronavírus (Covid-19). De acordo com a Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), o número se justifica devido a um inquérito do Governo do Estado de São Paulo que realiza a testagem da doença na população carcerária da Penitenciária Dr. Antonio de Souza Netto, a Penitenciária 2, em Aparecidinha.

A testagem da população carcerária da unidade foi feita como um projeto piloto da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) que poderá ser estendido a outras unidades do Estado. O resultado foi obtido por intermédio de testes rápidos. O programa deverá ser apresentado nesta sexta-feira (19) em entrevista coletiva do governador João Doria (PSDB).

O índice registrado especificamente na Penitenciária 2 é de 476 confirmações. Outros 144 casos foram registrados entre a população de Sorocaba. Com as 620 novas positivações, a cidade chegou ao total de 2.779 casos.

A cidade também recebeu a notificação de mais uma morte confirmada pela doença, chegando ao total de 88. A vítima foi um homem de 80 anos que não tinha comorbidades. Ele faleceu nesta quinta-feira (18) num hospital público de Sorocaba.

[irp posts="262669" ]

 

Do total de 2.779 casos, 95 pacientes estão internados (29 em UTI) e o total de pessoas em recuperação (isolamento domiciliar) é 258.

Já os recuperados totalizam 2.338. Vale ressaltar que pessoas testadas com resultado IgG, entram na contagem de confirmados, mas não necessitam de isolamento, pois são considerados como curados.

A cidade também passou de 147 para 159 pessoas com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus e que aguardam resultados. Entre todos os suspeitos, 55 estão internados em hospitais de Sorocaba, sendo 14 em UTI.

Os óbitos em investigação aumentaram para cinco. O número de descartados por resultados negativos da doença aumentou para 6.175. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)