Buscar no Cruzeiro

Buscar

Assaltantes são mortos após tentativa de roubo a secretário no Jardim Astro

18 de Setembro de 2018 às 21:41

Tentativa de assalto ocorreu no Jardim Astro. Crédito da foto: Carlos Araújo

 

O advogado Eric Rodrigues Vieira, secretário do Gabinete Central da Prefeitura de Sorocaba, foi vítima de assalto na noite desta terça-feira (18) por dois homens no estacionamento de um mercado na rua João Martinez, entrada para o Jardim Astro. O roubo ocorreu a 100 metros do prédio da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), na mesma rua.

Após o assalto, Eric, sem ferimentos, correu de volta para o interior do mercado, de onde tinha saído. Do lado de fora, um policial militar à paisana tentou render os assaltantes. Refugiados dentro do mercado, clientes e funcionários ouviram uma sequência de tiros. Os dois homens, baleados, foram socorridos no Hospital Regional. Às 22h30, a Polícia Militar e o delegado da DIG, Acácio Aparecido Leite, confirmaram que os dois homens estavam mortos.

Eric entrou no mercado por volta das 20h para comprar um óleo de gergelim para fazer yakisoba e um sonho. Cumprimentou um amigo. Quando saiu do mercado e se aproximou do carro no estacionamento foi abordado pelos dois homens. “Perdeu, perdeu, perdeu”, eles ameaçaram. Um deles apontou um revólver para a cabeça de Eric, que entregou a chave do carro, o celular e a carteira com cartões e cerca de R$ 250 em dinheiro.

Os dois homens entraram no carro automático e tiveram dificuldade para engatar a ré. Nesse instante, Eric correu de volta para o mercado e avisou: “Fui assaltado.” O funcionário do caixa abaixou a porta do estabelecimento. Funcionários e clientes, cerca de 10 pessoas, se refugiaram no fundo da loja e ligaram para o telefone 190 da Polícia Militar. Foi quando ouviram, do lado de fora, os tiros. Eric acredita que o grupo ficou no fundo do mercado por cerca de 10 minutos.

Secretário Eric Vieira conversa com delegado da DIG, Acácio Aparecido Leite.

Só saíram para fora quando perceberam movimentação exterior e a chegada de várias viaturas da PM, da Polícia Civil e da Guarda Civil Municipal. O comandante da GCM, Marcos Mariano, esteve no local.

Eric disse que ouviu de testemunhas que um policial à paisana viu o assalto a distância. Depois que ele correu, o policial tentou render os dois homens, que revidaram e o policial reagiu, segundo testemunhas.

“Estou tranquilo e estou feliz porque a polícia trabalhou de uma forma muito eficiente”, disse Eric. Ele parabenizou o policial, que a seu ver “tomou a melhor iniciativa”. E descreveu o instante do assalto: “Foi uma coisa rápida, de segundos.” O secretário atendeu, em seguida, a vários telefonemas. Num deles, disse: “Deus é bom, Deus gosta de mim. Nasci de novo.”

O delegado da DIG também elogiou o “tirocínio” do policial, que “percebeu (o roubo) e acabou intervindo na ocorrência.” Perguntado sobre o local do assalto ser próximo ao prédio da DIG, Acácio Leite disse: “Não tem uma coisa a ver com a outra, o alvo era a porta do mercado.”

*Atualizada 19/09, às 7h

Galeria

Confira a galeria de fotos