Buscar no Cruzeiro

Buscar

Temporários do comércio comemoram contratação definitiva em Sorocaba

11 de Janeiro de 2020 às 23:40

Temporários do comércio comemoram contratação definitiva em Sorocaba Resultado das vendas de fim de ano anima o setor. Crédito da Foto: Emídio Marques/Arquivo JCS (7/8/2019)

Passadas as vendas de final de ano no comércio de Sorocaba, os primeiros dias de 2020 têm sido de expectativa entre os funcionários temporários que tiveram seus contratos prorrogados para o mês de janeiro.

Enquanto os empresários apostam no aquecimento da economia e trabalham com a possibilidade de efetivar parte das vagas abertas em novembro e dezembro, trabalhadores se agarram às chances de contratação para começar o ano com estabilidade profissional.

[irp posts="45899" ]

 

É o caso da vendedora Claudineia Medrado, de 32 anos, que trabalha em uma loja de calçados e vestuário no centro de Sorocaba. Com formação técnica em inspeção de qualidade, passou dois anos tentando uma colocação profissional na sua área.

Após dezenas de entrevistas que não tiveram sucesso, ela não teve medo de tentar algo novo e se candidatou a uma vaga temporária em outro setor para o final do ano.

“Mesmo não tendo experiência, eu não podia perder a oportunidade, pois estava precisando muito de emprego. Chega uma hora que começamos a desconfiar da nossa própria capacidade. Então me dediquei a mostrar que era boa naquilo que fazia, o que deu certo”, comemora.

Claudineia é uma das oito funcionárias temporárias da loja com o contrato prorrogado para janeiro. “Mesmo não tendo experiência, valeu a minha garra para conseguir ficar”, conta a moradora do bairro Maria Eugênia.

Dos 15 temporários, o gerente, Pedro Nunes, prevê que seis pessoas sejam efetivadas. “A expectativa do comércio para 2020 é muito grande, porque o setor é o último que sente a crise, e o primeiro que reflete as melhorias. A economia está aquecida e o segmento sempre garante a maior empregabilidade da cidade”, resume.

Segundo Nunes, mesmo quando não há aumento do número de funcionários, o ingresso de pessoas como temporário em uma empresa pode gerar rotatividade entre os efetivados porque os novos trazem consigo o entusiasmo e a vontade de permanecer e crescer na carreira. É o caso de Claudineia. “Vou me dedicar e quem sabe chegar a gerente como o Pedro”, brinca. “Porque não?”, responde ele.

Contratada

Em outra loja de calçados do Centro, quatro efetivações estão em andamento, de acordo com o gerente Alexandre Lucas Martins. Eram 15 temporários e, conforme ele, o aumento do número de funcionários é reflexo natural da melhoria do desempenho das vendas registrado com a Black Friday e o Natal de 2019.

A vendedora Raine Lima Borges, de 25 anos, começa a trabalhar como efetiva no dia 16 de janeiro, após o trâmite das documentações. A boa notícia foi creditada pela empresa ao seu desempenho como “extra” -- como são conhecidos os funcionários temporários -- no final de ano.

“Vai me ajudar bastante esse emprego fixo, e estarei trabalhando no que gosto. Esse contato com o público é meu ponto forte”, garante.

E para quem quer seguir o mesmo caminho no mercado de trabalho, dedicação e pontualidade foram decisivos para obter a vaga, segundo ela. “É gratificante saber que consegui uma vaga por mérito”, finaliza. (Eric Mantuan)