Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tecnologia ajuda as pessoas a manterem atividades físicas na quarentena

09 de Abril de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Tecnologia ajuda exercícios na pandemia Contato pela web permite continuidade de exercícios. Crédito da foto: Arquivo Pessoal

Período de quarentena e confinamento em casa não pode ser sinônimo de ficar parado. As atividades físicas regulares são essenciais para uma vida saudável e dentro de casa é possível manter uma rotina de exercícios. Como as academias estão temporariamente fechadas por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os profissionais de educação física e personal trainers continuam atendendo seus clientes por intermédio da tecnologia.

A internet, os aplicativos de mensagem pelo celular, vídeos no Youtube e plataformas on-line ajudam a garantir o contato dos alunos com os profissionais, mantendo a recomendação de evitar contato físico e aglomeração de pessoas. O educador físico e personal trainer Jodi Luiz Moraes Leite, de 36 anos, utiliza vários desses recursos com seus alunos. “A dinâmica das aulas continua a mesma, fazendo os atendimentos personalizados”, diz.

Ele recebia seus clientes em um estúdio próprio de treinamento funcional. Mas, com a recomendação do confinamento, teve de fechar temporariamente o espaço. “Por ser um profissional da área da saúde, optei pelos recursos on-line para a minha segurança e dos alunos devido aos riscos da Covid-19”, afirma Jodi.

Tecnologia ajuda exercícios na pandemia Jodi Luiz é educador físico. Crédito da foto: Divulgação

O profissional orienta que as pessoas primeiramente tenham a orientação de um profissional de educação física habilitado para manter em casa a prática das atividades físicas que já faziam antes -- seja em academias ou com atendimento individual personalizado. “A primeira coisa a se fazer é buscar ajuda de um profissional. Assim terá a certeza que a orientação para o exercício físico será feita com segurança”, destaca.

Conforme Jodi, as pessoas podem fazer vários tipos de atividades físicas em suas residências, como treinamento com o peso do corpo, dança, yoga, pilates e alongamento, entre outros. “O importante é respeitar a sua condição física e entender que a prática de exercício físico tem de ser feita com muita segurança e responsabilidade”, aponta.

Outra dica do profissional é encontrar um local seguro em casa que seja arejado e confortável para a prática de atividades físicas: “Os melhores horários são pela manhã ou final da tarde para noite”. Também é importante que as orientações de exercícios físicos sejam adequados ao perfil do praticante -- ou seja, de acordo com sua idade, condição física, estado de saúde e objetivos pretendidos.

Atividades pelo WhatsApp

O personal trainer Marcelo Dom, de 31 anos, também passou a usar a tecnologia para dar prosseguimento ao atendimento dos alunos neste período de confinamento. Sobretudo para os clientes na faixa etária dos 70 anos que assistia em uma academia. Desde o início da quarentena, o acompanhamento passou a ser feito por intermédio do aplicativo WhatsApp, já que os alunos estão em casa. “Eu faço uma prescrição semanal e envio para os meus alunos pelo WhatsApp”, diz.

Tecnologia ajuda exercícios na pandemia Marcelo Dom, personal trainer. Crédito da foto: Luiz Setti / Arquivo JCS (16/1/2020)

Marcelo afirma que cada aluno tem um tipo de recomendação de atividades físicas, de acordo com seu perfil. Ele também faz uso de suas redes sociais, realizando “lives” sobre temas como envelhecimento e exercício e treinamento para crianças, entre outros.

Outros recursos tecnológicos usados por ele para o atendimento aos clientes são as plataformas on-line, nas quais as pessoas pagam uma taxa e acessam diversos vídeos com atividades físicas.

“Mesmo em suas casas, as pessoas não devem praticar atividades físicas sem orientação de um profissional, pois cada caso exige uma atenção especial. Fazer exercícios que não são adequados para o seu perfil pode ser prejudicial”, alerta.

Para o período de confinamento, Marcelo destaca ainda que a orientação de um personal é ainda mais importante, pois as atividades físicas precisam ser adequadas para a limitação do espaço e de acordo com o perfil do cliente. “Uma pessoa, por exemplo, que fica boa parte do tempo sentada, já que está trabalhando em home office, necessita de determinados tipos de exercícios”, aponta. Além das atividades físicas, os profissionais também recomendam atenção com a alimentação e a preferência por alimentos saudáveis. (Ana Cláudia Martins)

Galeria

Confira a galeria de fotos