Buscar no Cruzeiro

Buscar

TCE fiscaliza hospitais e UBSs da região de Sorocaba

28 de Novembro de 2019 às 00:01

TCE fiscaliza hospitais e UBS da região Conjunto Hospitalar de Sorocaba. Crédito da foto: Erick Pinheiro (18/07/2018)

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) realizou, na terça-feira (26), fiscalização em mais de 200 municípios para checar as condições da saúde nas unidades de atendimento. Um dos alvos da fiscalização foi o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS). O TCE deve divulgar hoje os resultados da operação por unidade de saúde. A Secretaria de Estado da Saúde também informou que poderá divulgar hoje os dados referentes ao CHS.

Segundo o TCE, a ação verificou as condições dos serviços oferecidos à população nos hospitais municipais, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e nos prontos-socorros no Estado de São Paulo. Os dados, colhidos em 299 entidades fiscalizadas -- 270 municipais e 29 estaduais -- serão confrontados com as informações obtidas na última fiscalização, feita em 25 de junho deste ano.

Os agentes checaram itens como a situação dos almoxarifados e estoques de medicamentos, as condições de aparelhos, equipamentos e salas, a presença efetiva de médicos e servidores, os itens de segurança, a atuação de empresas terceirizadas ou administradas por Organizações Sociais de Saúde (OSS), acessibilidade, limpeza, conforto e sinalização, e o grau de satisfação dos usuários.

Preliminarmente, segundo o órgão, foram encontrados remédios vencidos, salas com equipamentos amontoados à espera de manutenção, paredes com mofos e infiltrações, unidades sem acessibilidade para portadores de necessidades especiais, remédios armazenados nos corredores, entre outros. (Carlos Araújo)