Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tatuí tem morte por H1N1

08 de Julho de 2018 às 11:43

Tatuí já conta com sete casos de Influenza A H1N1, um deles fatal - nesta quinta-feira (05), foram confirmados mais cinco casos positivos, elevando para sete o número de pessoas infectadas, incluída aí a vitíma fatal. Segundo a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde da cidade o caso de morte é o de uma mulher de 66 anos, que faleceu em um hospital de Sorocaba.

Outros dois são os de uma criança com três anos, que ainda continua hospitalizada, mas, em recuperação; de uma mulher de 41 anos, hospitalizada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com quadro estável; e mais quatro pessoas já recuperadas - duas mulheres, uma criança e um homem.

Tatuí, segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Rosana Oliveira, tem disponíveis as vacinas contra a Influenza 2018 nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). "Essa é a melhor maneira de se prevenir contra a influenza, se vacinando anualmente", destaca.

Em Tatuí, para tomar a vacina basta ir à UBS mais próxima de sua residência. As doses são aplicadas de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h, com exceção das unidades Santa Cruz, Congonhal e Mirandas, que funcionam das 8h às 13h. É necessário apresentar a carteira de vacinação ou um documento de identidade. Mais informações pelo telefone: (15) 3259-6358 ou 3259-1564.

Medidas Preventivas 

Embora a vacinação seja a melhor maneira de se prevenir, há outras medidas que podem auxiliar, como: cobrir o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, para não espalhar o vírus; higienizar frequentemente as mãos; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; utilizar lenços descartáveis para a higiene nasal; manter os ambientes bem ventilados; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; evitar aglomerações e ambientes fechados; evitar proximidade com pessoas que apresentem sinais ou sintomas de Influenza; e manter uma alimentação balanceada, com bastante ingestão de líquidos. (Com informações da Prefeitura de Tatuí)