Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tatuí celebra 194 anos com ato cívico

11 de Agosto de 2020 às 00:01

Tatuí celebra 194 anos com ato cívico Foi inaugurada a duplicação da avenida Ribeirão do Manduca. Crédito da foto: Divulgação

 

A cidade de Tatuí comemora nesta terça-feira (11) 194 anos com um ato cívico em frente a Capela de São João do Bemfica. O evento, marcado para às 10 h, terá restrições de público por conta da pandemia do novo coronavírus. Também por conta disso, outras atividades estão sendo realizadas de forma virtual.

De acordo com a Prefeitura, apenas autoridades civis, religiosas e militares vão participar do ato cívico, assim como a Guarda Civil Municipal. A capela que vai servir de cenário à cerimônia é considerada o berço do povoado de Tatuí e, em 2002, foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Cultural.

As comemorações do aniversário da cidade estão sendo realizadas desde o início do mês. No último domingo (9), uma Missa de Ação de Graças ocorreu no Santuário e Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Na ocasião, foi apresentada a imagem de São João do Bemfica, que passou por um processo de restauração. A peça voltou para a cidade no ano passado, depois de ficar 42 anos no Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Sorocaba.

Ainda como parte da programação, foi entregue o terceiro trecho de projeto de duplicação da avenida Marginal do Ribeirão do Manduca. Os trabalhos estão sendo realizados em etapas desde 2017.

Na sexta-feira (14), a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da cidade abre as portas para atendimentos de urgência e emergência. Conforme apontou a prefeitura, a UPA deve absorver a maior parte dos pacientes hoje atendidos pelo Pronto Socorro de Tatuí, que passa a ser regulado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e vai servir como porta de entrada aos atendimentos da Santa Casa de Misericórdia.

Semana Paulo Setúbal

Também em comemoração ao aniversário de Tatuí, está sendo realizada a 78ª Semana Paulo Setúbal, que lembra o centenário do edifício que abriga o museu de mesmo nome. Por conta da pandemia, as atividades são disponibilizadas no canal da instituição no YouTube. Para esta terça-feira, os interessados vão poder fazer um passeio virtual pela exposição “Tatuí 194 Anos”. A programação também conta com apresentações musicais e a exibição de um documentário.

Reconhecimento

Tatuí é reconhecida pela vocação cultural e abriga o Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, o maior da América Latina. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município tem uma população estimada em cerca de 121.766 habitantes. (Da Redação)