Sorocaba e Região

Tanques estão abandonados em terreno do antigo matadouro em Sorocaba

São 11 reservatórios cilíndricos dispostos, a céu aberto, em um terreno da Prefeitura de Sorocaba
Tanques do Saae estão no terreno do antigo Matadouro, da Prefeitura. Crédito da foto: Emídio Marques (8/10/19)

Diversos tanques do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) estão abandonados em um depósito a céu aberto, em Sorocaba. São 11 reservatórios cilíndricos dispostos em um terreno da Prefeitura, onde está o prédio do antigo Matadouro Municipal. O terreno tem acesso pela rua Paes de Linhares, na zona norte da cidade.

Os reservatórios, alocados ao lado de um monte de areia, apresentam três modelos diferentes. Dois deles são maiores do que o restante. Eles estão escorados em troncos de madeira que, além de servirem como base para as estruturas, também auxiliam no deslocamento das peças.

Contudo, algumas madeiras já apresentam marcas de apodrecimento. O mesmo é perceptível nos tanques, que dão sinais de ferrugem. Em alguns, já existe até vegetação aparente.

Posição da Prefeitura

O jornal Cruzeiro do Sul questionou a Prefeitura sobre o armazenamentos dos tanques, bem como os valores destes materiais. A pasta informou que os tanques eram da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Éden. Porém, após a ETA ter passado por reformas, não estão mais sendo usados.

Os tanques estariam aguardando uma destinação que, segundo a Prefeitura de Sorocaba, irá ocorrer após um leilão. A data para que a venda ocorra ainda não foi definida e o valor será conhecido assim que concluída a fase de lances do leilão.

O Saae disse não saber quando os tanques foram comprados pelo município. Isso porque os equipamentos são muito antigos.

No terreno, além do Matadouro, também está localizada uma escola para treinamentos da Guarda Civil Municipal (GCM). Um galpão lateral na mesma área é utilizado pela Secretaria da Cultura para guardar equipamentos. (Aline Albuquerque)

Leia mais  Área do Matadouro é opção para a Feira da Barganha, diz Crespo
Comentários