Buscar no Cruzeiro

Buscar

Suspeitos de coronavírus em Sorocaba são 14 mulheres e nove homens

13 de Março de 2020 às 21:40

Sorocaba aumenta casos suspeitos de coronavírus para 23 Uma funcionária de saúde pública verifica a temperatura da mulher antes de entrar no hospital, na Costa Rica. Crédito da foto: Ezequiel Becerra / AFP (13/3/2020)

Sorocaba passou de 16 para 23 casos suspeitos de coronavírus (Covid-19). A lista inclui 14 mulheres e nove homens moradores da cidade.

Do número total de suspeitos, 19 possuem histórico de viagem a países com circulação do vírus. Os outros quatro tiveram contato com suspeitos da doença.

O primeiro caso suspeito em Sorocaba foi registrado em 26 de fevereiro. Até o momento, seis notificações de suspeitas foram descartadas pelo Instituto Adolfo Lutz - órgão estadual responsável pelos exames da doença.

Covid-19: vírus avança em todo o Brasil Todas as ações e medidas adotadas em SP seguem protocolos do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde. Crédito da foto: Governo do Estado de São Paulo

Resultados

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, ainda não há previsão do resultado. Os suspeitos estão sendo monitorados diariamente pela Vigilância Epidemiológica até o resultado dos exames.

O governo municipal informou que os suspeitos foram atendidos em unidades de Pronto Atendimento e hospitais de Sorocaba. Nesses locais foram respeitados todos os critérios de higiene e etiqueta respiratória.

Todos os suspeitos encontram-se bem e mantidos em isolamento domiciliar. As amostras para exames já foram coletadas e enviadas ao Instituto Adolf Lutz. As famílias dos pacientes foram orientadas sobre as medidas preventivas de contato.

[irp posts="227512" ]

 

Neste momento são considerados como suspeitos pacientes procedentes de países com transmissão local estabelecida que apresentem febre e sintomas respiratórios em até 14 dias após o retorno. Familiares ou pessoas com contato próximo aos casos suspeitos e que apresentem febre e sintomas respiratórios deverão também ser notificados e testados para o SARS-CoV-19.

Estado de emergência

A prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, assinou decreto declarando a cidade em Estado de Emergência por conta dos casos do coronavírus (Covid-19). A medida foi tomada após casos suspeitos na cidade terem subido de 16 registrados quinta-feira (12) para 23 nesta sexta-feira (13), de acordo com o novo boletim da Vigilância Epidemiológica.

Medidas de higiene

Os serviços de limpeza na rodoviária e nos terminais de ônibus Santo Antonio e São Paulo serão reforçados em Sorocaba. A medida da Prefeitura servirá para tentar amenizar a transmissão do vírus covid-19 (coronavírus) nos espaços públicos sob responsabilidade da Urbes Trânsito e Transportes. (Da Redação)