Covid-19 Sorocaba e Região

Suspeitos de coronavírus em Sorocaba são 14 mulheres e nove homens

Do número total de suspeitos, 19 possuem histórico de viagem a países com circulação do vírus
Sorocaba aumenta casos suspeitos de coronavírus para 23
Uma funcionária de saúde pública verifica a temperatura da mulher antes de entrar no hospital, na Costa Rica. Crédito da foto: Ezequiel Becerra / AFP (13/3/2020)

Sorocaba passou de 16 para 23 casos suspeitos de coronavírus (Covid-19). A lista inclui 14 mulheres e nove homens moradores da cidade.

Do número total de suspeitos, 19 possuem histórico de viagem a países com circulação do vírus. Os outros quatro tiveram contato com suspeitos da doença.

O primeiro caso suspeito em Sorocaba foi registrado em 26 de fevereiro. Até o momento, seis notificações de suspeitas foram descartadas pelo Instituto Adolfo Lutz – órgão estadual responsável pelos exames da doença.

Covid-19: vírus avança em todo o Brasil
Todas as ações e medidas adotadas em SP seguem protocolos do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde. Crédito da foto: Governo do Estado de São Paulo

Resultados

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, ainda não há previsão do resultado. Os suspeitos estão sendo monitorados diariamente pela Vigilância Epidemiológica até o resultado dos exames.

O governo municipal informou que os suspeitos foram atendidos em unidades de Pronto Atendimento e hospitais de Sorocaba. Nesses locais foram respeitados todos os critérios de higiene e etiqueta respiratória.

Todos os suspeitos encontram-se bem e mantidos em isolamento domiciliar. As amostras para exames já foram coletadas e enviadas ao Instituto Adolf Lutz. As famílias dos pacientes foram orientadas sobre as medidas preventivas de contato.

Leia mais  Governo de São Paulo anuncia suspensão de eventos com mais de 500 pessoas

 

Neste momento são considerados como suspeitos pacientes procedentes de países com transmissão local estabelecida que apresentem febre e sintomas respiratórios em até 14 dias após o retorno. Familiares ou pessoas com contato próximo aos casos suspeitos e que apresentem febre e sintomas respiratórios deverão também ser notificados e testados para o SARS-CoV-19.

Estado de emergência

A prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, assinou decreto declarando a cidade em Estado de Emergência por conta dos casos do coronavírus (Covid-19). A medida foi tomada após casos suspeitos na cidade terem subido de 16 registrados quinta-feira (12) para 23 nesta sexta-feira (13), de acordo com o novo boletim da Vigilância Epidemiológica.

Medidas de higiene

Os serviços de limpeza na rodoviária e nos terminais de ônibus Santo Antonio e São Paulo serão reforçados em Sorocaba. A medida da Prefeitura servirá para tentar amenizar a transmissão do vírus covid-19 (coronavírus) nos espaços públicos sob responsabilidade da Urbes Trânsito e Transportes. (Da Redação)

Comentários