Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocabanos vão à Caixa e ao Banco do Brasil para receber o abono do PIS/Pasep

25 de Julho de 2019 às 22:53

Abono do PIS/Pasep começa a ser pago Joelma: saque é bem-vindo. Crédito da foto: Emidio Marques

O abono salarial PIS/Pasep, ano-base 2018, começou a ser pago nesta quinta-feira (25) em todo o País, e, em Sorocaba, muitas pessoas foram até as agências da Caixa e do Banco do Brasil para verificar se tinham direito ao benefício.

Os trabalhadores que nasceram entre julho e dezembro receberão o abono do PIS, de até R$ 998, ainda este ano: os nascidos em julho desde esta quinta-feira (25); nascidos em agosto, a partir de 15 do mesmo mês; setembro, no dia 19 do mesmo mês; outubro, dia 17; novembro, dia 14; e dezembro, dia 12.

Já os nascidos entre janeiro e junho terão o recurso disponível para saque em 2020. Recebem também este ano os servidores públicos cadastrados no Pasep com dígito final do número de inscrição entre 0 e 4. Os com final entre 5 e 9 receberão no próximo ano.

O Banco do Brasil e a Caixa não informaram números de valores e beneficiados pelo abono em Sorocaba ou região.

Joelma Cristina Mota Franco, de 28 anos, trabalhou por três meses no ano passado como auxiliar de limpeza. Depois de ser dispensada, logo foi contratada e já está há um ano em outra empresa trabalhando como auxiliar de produção. “Sempre ganhei menos de dois salários mínimos, então o dinheiro extra deve chegar e será bem usado para pagar algumas contas atrasadas”, contou.

Nelson Alves de Lima, 36 anos, e atualmente desempregado, foi nesta quinta até uma agência da Caixa verificar se tinha direito ao benefício. “Tenho uma filha e qualquer dinheiro que entra já ajuda bastante.” Ele saiu desapontado, pois não tinha nada em sua conta e acredita que o antigo patrão não tenha fornecido corretamente seus dados. “Eu sei que me enquadro nos requisitos”, lamentou.

Cota

O governo anunciou na quarta-feira a liberação da cota do fundo PIS/Pasep. É uma modalidade diferente do abono anual. Tem cotas do fundo PIS-Pasep somente quem trabalhou com carteira assinada na iniciativa privada ou foi servidor público entre 1971 e 1988. (Da Redação)