Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocabanos curtem o feriado em parques da cidade

07 de Setembro de 2020 às 19:59

Sorocabanos curtem o feriado em parques da cidade Pessoas passeiam no Parque das Águas, em Sorocaba. Crédito da foto: Marcel Scinocca (7/9/2020)

Centenas de sorocabanos, e até turistas, aproveitaram o calor no feriado de 7 de Setembro para curtir e realizar atividades físicas nos parques e áreas públicas da cidade. A movimentação foi intensa, em especial, no Parque das Águas e no Parque do Paço Municipal.

No Parque das Águas, centenas de pessoas buscaram o melhor ângulo para as fotos ou um lugar para se esconder do sol forte. Algumas famílias aproveitaram o gramado para fazer o tradicional piquenique. Outras, queriam só caminhar.

Esse foi caso da família Guereschi. O grupo com quatro pessoas saiu de casa por volta das 11 horas, do Parque São Bento, zona norte de Sorocaba.

Bernardo e Betina, e os pais Adão e Andressa, caminharam pelo parque. “Precisa refrescar. O lugar é aberto, tem bastante árvore e verde. Traz mais tranquilidade”, diz Andressa. Adão confirma que todos os membros da família estão saindo juntos para atividades de lazer pela primeira vez após o pior período da quarentena.

No Parque Carlos Alberto de Souza, no Campolim, também havia bastante movimentação, em especial na parte da tarde. Era comum ver famílias no local, mas muita gente caminhava e se exercitava de forma solitária.

Um casal, que reside na região, comentou ser um alívio estar de volta para o parque, apesar dos cuidados necessários. “A gente fica desconfiado ainda. Não está 100”, comenta Bruno Brito. Camila Rodrigues lembra que há dias, mesmo com a situação da pandemia, o local está sempre cheio e às vezes não há lugar para estacionar.

Sorocabanos curtem o feriado em parques da cidade O calor levou os sorocabanos ao Parque das Águas. Crédito da foto: Marcel Scinocca (7/9/2020)

Já no Parque do Paço, a movimentação foi intensa durante todo o dia. O maior fluxo de pessoas, entretanto, aumentou ainda mais durante a tarde, quando ocorria o pico de temperatura, por volta dos 34 graus. Havia muita criança com os pais e a presença de famílias. Turistas também foram observados no local.

No parque, três turistas disseram estar impressionadas com Sorocaba. “A cidade é um a beleza e o calor está ótimo”, brinca Aparecida Fernandes, de Maceió. “Estou amando. Era um sonho conhecer aqui”, acrescenta. Ela estava acompanhada de Sula Fernandes, do Rio de Janeiro. Fechando o trio de irmãs, Ana Lúcia Fernandes, que mora em São Paulo.

O novo monumento inaugurado no aniversário da cidade, em agosto, em frente ao Paço, também foi cenário para inúmeros registros fotográficos. Por volta das 18 horas, muita gente ainda estava no local. A entrada da Biblioteca Municipal Jorge Guilherme Senger estava repleta de pessoas.

Pouco movimento

Dos locais onde a reportagem esteve, dois deles apresentaram pouca movimentação. No Parque Kasato Maru, apenas um homem aparentemente pescava. Mais próximo da avenida Antonio Carlos Comitre, um grupo de cinco pessoas conversavam. E era só isso, ao menos por volta das 15 horas.

Apesar da presença de famílias e crianças, o movimento também era pequeno no Parque dos Espanhóis, na Vila Assis, zona leste da cidade. Apesar disso, ainda era possível encontrar pessoas utilizando a academia ao ar livre que existe no local. Já as crianças aproveitavam os brinquedos do parque e andavam de bicicleta.

Sem máscara

Nos cinco parques visitados pela reportagem, a maioria das pessoas estava sem máscaras, mesmo em locais com aglomeração. A maior concentração de pessoas nessa situação estava no Parque das Águas. Lá, poucas famílias e casais usavam o equipamento de proteção. A exceção ficou por conta dos vendedores ambulantes. Todos utilizavam a máscara de proteção, mesmo que de maneira incorreta, como no queixo. (Marcel Scinocca)

 

 

 

 

 

 

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos