Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocabanos reclamam da distribuição de ingressos para passeio na Maria-fumaça

21 de Setembro de 2018 às 08:12

Outros passeios com a tradicional Locomotiva 58 estão programados para outubro, novembro e dezembro. Foto: Emídio Marques

Frustração. Esse é o sentimento de quem esteve nesta quinta-feira (20) na fila para pegar os ingressos para o passeio na Maria-fumaça e saiu de mãos vazias. Isso porque em 40 minutos já estavam esgotados. A procura tem sido bem maior do que o esperado e isso gerou confusão na fila e reclamação. Conforme a Prefeitura de Sorocaba, foram distribuídas ontem 360 passagens para o passeio da antiga Locomotiva 58, que será realizado amanhã. Serão seis viagens, com duração de 20 minutos cada.

[irp posts="7882" name="Locomotiva 58 realiza percurso comemorativo"]

 

A relações públicas Juliana Albuquerque Abelaneda, 30 anos, disse que chegou 8h30 em ponto em um dos locais de distribuição, a Secretaria de Cultura e Turismo, e os ingressos já estavam esgotados. Ela ficou indignada porque o horário marcado para o início da distribuição era 8h. “Eles anunciaram que iriam distribuir 360 convites, mas lá foram apenas 20, já na Associação Comercial foram 150”, disse, acrescentando que ela e outras pessoas ficaram fazendo as contas e não entenderam onde foram parar os outros convites.

“Esse passeio é sonho de infância de uns, oportunidade de reviver a época do trem para outros. Foi uma sensação de frustração”, considerou Juliana. Para ela, a Prefeitura deveria cobrar uns R$ 3 pelo ingresso e fazer mais passeios. “Isso ajudaria na manutenção do trem”, sugere.

O contador aposentado José Antonio Ferreira, 65, ficou frustrado. Ele chegou por volta de 8h10 e tinha cerca de 50 pessoas aguardando. “Ouvi que eles começaram a distribuir desde as 7h, mas achei estranho porque os funcionários da Prefeitura começam a trabalhar a partir das 8h”, disse. “Sorocaba é uma cidade de ferroviários, tem netos, bisnetos. Tem muita gente querendo fazer esse passeio. Não deveriam ter feito a gente de bobo”, reclama.

Na opinião de José Antonio, se não tinha mais ingresso para sábado, então deveriam ter distribuído para o passeio do próximo mês. “Estava chovendo. Teve gente que ficou muito chateada mesmo, falo isso não apenas por mim, mas pela coletividade.”

De acordo com Eric Mantuan, presidente do Movimento de Preservação Ferroviária do Trecho Sorocabana (MPF-Sorocabana), o que ocorreu foi um equívoco quanto à reclamação. “Foi acordado que as pessoas poderiam retirar dois ingressos cada uma, se assim o desejassem. Nesse cenário são 180 pessoas contempladas com dois ingressos cada uma, totalizando 360 ingressos. Todos os ingressos anunciados foram distribuídos”, disse.

A Prefeitura de Sorocaba, que é parceira do projeto, afirma que todos os ingressos distribuídos são numerados e foram entregues por ordem de chegada, tanto na Secretaria de Cultura e Turismo quanto na Associação Comercial. “Como os ingressos são limitados, há um número pessoas que muitas vezes supera a disponibilidade. Foi o que ocorreu. Isso só comprova o sucesso da iniciativa”, afirma a Prefeitura

Novas datas

Quem não conseguiu sua passagem para o passeio de sábado terá outras chances. Outras datas estão agendadas: 13 de outubro, 17 de novembro e 15, 16 e 22 de dezembro. Também serão realizados passeios extras no dia 12 de outubro (Dia das Crianças). A Prefeitura informa que a circulação da Locomotiva 58 está sendo feita em caráter experimental.