Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba terá semana gelada, com previsão de temperatura abaixo de 10 graus

18 de Agosto de 2020 às 16:35

Sorocaba terá semana gelada, com previsão de temperatura abaixo de 10 graus O dia foi frio em Sorocaba, com garoa em vários pontos da cidade. Crédito da foto: Fábio Rogério (18/8/2020)

Prepare a blusa e o cobertor. O frio deve chegar com força em Sorocaba nesta semana. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a cidade pode registrar uma temperatura mínima de 9° C no sábado (22).

Essa onda de frio deve começar a ficar mais acentuada na quinta-feira (20). Nesse dia, a previsão do Inmet é de mínima de 10° C . No dia seguinte, é de 11° C.

Recorde de frio no Estado

Muitas pessoas estão se perguntando se há chance de nevar em São Paulo nos próximos dias. A resposta é não, segundo informações da Climatempo e da MetSul Meteorologia.

Apesar da massa de ar frio de origem polar muito intensa que avança praticamente por metade do território brasileiro e grande parte da América do Sul (Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Bolívia e Peru) nesta semana, a possibilidade de nevar ficará restrita ao Sul do Brasil. A expectativa é de que essa seja a onda de frio mais forte do ano.

Frio, mas sem neve no estado de São Paulo

Segundo a MetSul, o fenômeno não seria inédito no estado de São Paulo. Campos do Jordão já registrou neve em 1892, 1897, 1928 e 1947. "Só que desta vez não vai nevar", informou a MetSul nesta terça-feira (18).

De acordo com informações divulgadas pelo instituto de meteorologia na segunda-feira (17), as "projeções de neve são diferentes" e variam bastante.

Os modelos nos últimos dias indicavam neve no Uruguai, perto da cidade de Buenos Aires e nas províncias argentinas de Santa Fé e Entre Rios. Também na maior parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e até no sul do estado de São Paulo.

frio em sorocaba Pessoas caminham durante noite de frio em Sorocaba. Crédito da foto: Erick Pinheiro (21/5/2018)

Diante deste cenário, "reiteramos que a probabilidade de neve é altíssima, mas que não se pode fazer responsavelmente projeções precisas de quantidade e localização do fenômeno." Nas rodadas seguintes não se mantiveram as mesmas tendências.

A MetSul afirmou que "a chance de nevar se limita ao Sul do Brasil" e não alcançará São Paulo. O Estado deverá, no entanto, ter recorde de temperaturas baixas, com o dia mais frio na sexta-feira (21), na capital paulista e em parte do interior.

Em algumas cidades do sul paulista próximas do Paraná, o termômetro deverá ficar abaixo de 10°, enquanto que o norte do Estado paulista deverá ter temperatura mais alta. "O que o sul paulista poderia ter, considerando chuva com 7°C a 8°C, poderia ser chuva congelada e mesmo assim a probabilidade não é alta", disse a MetSul.

Em relação às temperaturas no Estado, "durante a passagem da onda de frio poderemos ter de 3°C a 5°C no oeste e sul do estado". A geada não está descartada no sul e no oeste do estado paulista. É possível que haja correções no decorrer da semana, conforme o ar frio intenso vai entrando no Estado. (Da Redação e Estadão Conteúdo)