Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba terá "Dia D" de Mutirão da Saúde com mais de 4 mil atendimentos

30 de Julho de 2019 às 18:24

Objetivo da ação é reduzir a fila de espera para as especialidades e na atenção básica. Crédito da Foto: Divulgação/PMS

O "Dia D" do Mutirão da Saúde em alusão ao aniversário de 365 anos de Sorocaba vai realizar, no sábado (3), 4.375 atendimentos nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na Policlínica Municipal “Edward Maluf”. Além disso, os Ônibus Azul e Rosa, o Serviço de Assistência Municipal Especializada (Same) e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), atenderão a população.

[irp posts="145874" ]

 

O objetivo da ação é reduzir a fila de espera para as especialidades e na atenção básica. Os pacientes que aguardam na fila da rede municipal serão agendados para passar pela consulta com especialista ou pelo procedimento.

De acordo com a SES, 18 UBSs atenderão das 7h às 19h e as outras 14 realizarão o atendimento das 7h às 17h. A missão é a ampliação da oferta de vagas para agendamentos nas áreas de saúde da mulher e na saúde do adulto. As unidades realizarão atividades para promover saúde e prevenir doenças com atuação de equipe multiprofissional. A estimativa é que nas 32 UBSs seja realizado 950 consultas médicas, 1.200 consultas de enfermagem e 680 consultas odontológicas, totalizando 2.830 atendimentos.

Já na Policlínica serão realizadas 32 pequenas cirurgias, 156 consultas de dermatologia, 144 de ortopedia, 24 de mastologia, 30 de neurologia, 45 de urologia, 440 de odontologia, 60 avaliações para pequenas cirurgias, 30 avaliações pré endoscópica e 90 exames de espirometria. Um total 1.051 procedimentos. O atendimento ocorrerá das 7h às 17h.

Segundo a secretária da Saúde, Kely Schettini, esse mutirão foi possível com recursos municipais e principalmente através da emenda parlamentar de R$ 1 milhão do deputado federal Capitão Guilherme Derrite. “Fiquei muito feliz pela importante parceria com o deputado. Este mutirão ajudará muito na redução pela fila de espera”, destaca.

Mutirão utiliza recursos de emenda parlamentar do deputado federal Guilherme Derrite (PP). Crédito da Foto: Emídio Marques

Ainda de acordo com a titular da pasta, é muito importante que os cidadãos que aguardam pela consulta com especialista, exame ou cirurgia, procurem a sua UBS de referência e atualizem todos as informações pessoais. “É imprescindível que o paciente procure a UBS, pois ela é a porta de entrada do SUS e dessa forma, nossa gestão poderá reduzir a fila de espera para o atendimento na rede. Também é indispensável a consciência das pessoas para que não faltem nas consultas. Temos uma porcentagem de faltosos que varia de 20 a 30% e a falta representa o desperdício de dinheiro público”, ressalta Kely.

O Same/CTA, situado à rua Manoel Lopes, 220, na Vila Hortência, funcionará das 7h às 17h e realizará os seguintes atendimentos: consulta psicológica para pessoas vivendo com HIV e planejamento familiar (agendados), consulta de infectologista para pessoas com infecções sexualmente transmissíveis (agendados e encaixes se possível), consulta ginecológica para gestantes de alto risco e infecções sexualmente transmissíveis (agendados e encaixes se possível), consulta de enfermagem (PEP, e acolhimento), administração de medicamentos, pré e pós-consulta, distribuição de medicamentos antirretrovirais e para outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Além dos testes rápidos para diagnosticar HIV, sífilis e as hepatites B e C, aconselhamento e consulta para queixas sexuais. A previsão é que 210 atendimentos sejam realizados.

Os ônibus Azul e Rosa estarão à disposição da população na Praça Cel. Fernando Prestes das 7h às 17h, para oferecer atendimentos nas áreas de ginecologia e urologia. Serão distribuídas 14 senhas da unidade rosa e 24 senhas da unidade azul a partir das 7h. Já às 13h serão oferecidos mais 14 senhas para o atendimento da mulher e 24 para o homem.

No Hospital Gpaci, pacientes já agendados que aguardam na fila de espera passarão por exames e cirurgias neste sábado. Serão realizados 182 exames entre raio-x, ultrassom, tomografia, ecocardiograma, além de seis cirurgias infantis. Já na Santa Casa haverá 20 avaliações ortopédicas. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)