Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba terá neste sábado o terceiro Dia D contra pólio e sarampo

31 de Agosto de 2018 às 12:19

A vacinação é voltada a crianças de 1 a 4 anos de idade. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (18/08/2018)

Sorocaba terá neste sábado (1) terceiro dia “D” da campanha de vacinação contra pólio e sarampo. A ação acontecerá das 8h às 17h, nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Crianças de 1 a 4 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) devem ser imunizadas na unidade mais próxima de suas residências. O objetivo é atingir a meta de 95% de cobertura vacinal.

A secretária da Saúde, Dra. Marina Elaine Pereira, orienta que todos os pais que possuem crianças do público-alvo da campanha levem os filhos até a UBS mais próxima para receber a vacina. “Apesar da UBS realizar o serviço de busca ativa de faltosos, destaco a responsabilidade dos pais em manterem a carteira vacinal atualizada das crianças”, diz.

De acordo com a SES, até às 17h da última quarta-feira (29), foram aplicadas 51.683 doses, sendo 26.010 (84,11%) de pólio e 25.673 (83,03%) da tríplice viral SCR (Sarampo, Caxumba e Rubéola). Durante a campanha, foram realizados dois dias “D” de vacinação que aconteceram aos sábados. No primeiro sábado, foram aplicadas 15.703 doses. Já no segundo dia “D”, um total de 8.484 doses.

Em Sorocaba, de acordo com a Secretaria do Estado de Saúde, há 30.922 crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias, que estão contempladas a receber a imunização.

A vacina contra o sarampo usada na campanha é a tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola. Já contra a poliomielite ou paralisia infantil, é administrada a vacina oral, em gota. A campanha visa imunizar as crianças que ainda não tomaram a dose ou não obtiveram resposta imunológica satisfatória à vacinação, mantendo assim elevada a cobertura vacinal, para redução dos riscos de reintrodução destas doenças no Brasil.

As ações de vacinação são fundamentais tanto nas ações de rotina como nas campanhas nacionais. O esquema vacinal do Calendário Nacional de Vacinação é composto por três doses da vacina inativada poliomielite (VIP), administradas aos dois, quatro e seis meses, sendo necessários dois reforços com a vacina oral poliomielite (VOP) aos 15 meses e aos 4 anos de idade.

A vacinação durante os dias úteis da semana seguirá o horário de funcionamento de cada UBS, que pode ser conferido no site da secretaria. Após o encerramento da campanha no dia 1 de setembro, as vacinas continuarão à disposição da população nas unidades. (Com informações de Secom Sorocaba)