Sorocaba terá a primeira Parada LGBTQIA+ on-line

Por

Crédito da foto: Reprodução

Crédito da foto: Reprodução

A primeira Parada do Orgulho LGBTQIA+ on-line de Sorocaba será realizada entre os dias 23 e 30 de agosto com o tema “Democracia: O Sol há de brilha mais uma vez”. A transmissão será feita pelo Facebook e Instagram do evento.

A Parada do Orgulho LGBTQIA+ on-line vai reunir artistas, ativistas e militantes da comunidade da cidade. Haverá apresentações, debates, rodas de conversa e informações importantes para ressaltar os direitos das pessoas que compõem a sigla.

Essa primeira edição da Parada on-line é organizada por uma comissão formada por representantes da comunidade LGBTQIA+, criada a partir de um chamamento público realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos LGBT de Sorocaba em julho. “O objetivo foi não deixar a nossa comunidade sem esse evento tão importante, já que não podemos realizá-lo nas ruas, como acontece em todos os anos. A Parada, inclusive, faz parte do calendário oficial do município, portanto reunimos pessoas que estão ligadas à causa para levar alegria e informação a todos, diretamente em suas casas”, declara a presidente do Conselho, Vivian Machado. O evento conta com o apoio dos Conselhos Municipais LGBT e da Cultura, além das Secretarias da Cidadania, Cultura e da Comunicação.

Programação

A programação se inicia no dia 22, com a Semana Virtual do Orgulho LGBTQIA+ de Sorocaba. A atividade terá debates e rodas de conversa, além de uma exposição de arte e cultura.

Haverá também o Concurso Drag Novos Talentos, organizado pelo Grupo Diversidade, com o objetivo de dar visibilidade às artistas sorocabanas iniciantes. A premiação abre a semana, no dia 23, com transmissão ao vivo às 19 horas.

Os debates abordarão temáticas relevantes para a comunidade LGBTQIA+, como os desafios do envelhecimento, discurso de ódio e cultura do cancelamento, políticas públicas, saúde física e mental, entre outros. A Semana Virtual acontece em parceria com coletivos como Traga Drag, Feira do Beco do Inferno, Associação Brasileira de Psicologia Social e Grupo Diversidade. A programação completa pode ser conferida na página do Facebook.

No dia 30, a partir das 14 horas, haverá a transmissão da Parada. O evento terá a participação de artistas que compõem a cena LGBTQIA+ de Sorocaba, pensando em todos os recortes raciais geracionais de gênero, pcd, classes sociais buscando atingir todas as pessoas que compõem a sigla e ressaltando a importância da diversidade. Haverá, também, participações de ativistas, militantes e representantes da causa em Sorocaba e em todo o Brasil. (Da Redação)