Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba tem plano mais brando que SP

02 de Dezembro de 2020 às 00:01
Kally Momesso [email protected]

Sorocaba tem plano mais brando que SP Na última semana houve aumento de 7% nas internações e de 12% nos óbitos. Crédito da foto: Divulgação / Arquivo JCS (24/9/2020)

Atualizada às 18h10

Seguindo as determinações do Governo do Estado sobre o Plano São Paulo, a Prefeitura de Sorocaba anunciou, ontem (1), as medidas que devem ser tomadas para diminuir a transmissão da Covid-19. Após ser classificada para a fase verde, há 50 dias, a cidade voltou para medidas mais rígidas de prevenção ao coronavírus. As novas restrições seguem as orientações estaduais, mas são um pouco mais brandas que as do Plano São Paulo.

Na fase amarela do Plano São Paulo, as atividades econômicas não fecham, mas os estabelecimentos voltam a ter limitações de horário e capacidade do público. O decreto municipal publicado no jornal Município de Sorocaba, estabelece que, desde ontem (1), a capacidade de público deve ser limitada a 40% de ocupação em shopping centers, galerias de supermercados, salões de beleza, barbearias, bares, restaurantes e demais estabelecimentos de comércio e serviços não essenciais.

Academias de esporte de todas as modalidades e centros de ginástica também estão inclusos nesta determinação com o limite de 40% de capacidade de público. Entretanto, isso vai contra a orientação do Plano São Paulo, que determina o limite de 30% da ocupação desses espaços. Outra medida desassociada do Plano São Paulo é referente a bares e restaurantes. Estes, pela regra estadual, podem funcionar só ao ar livre ou em espaços arejados. Já no decreto municipal, a orientação não é especificada.

O decreto também estipula que os estabelecimentos de eventos, convenções e atividades culturais, como museus, galerias, bibliotecas, cinema e teatros, poderão funcionar com, no máximo, 40% de sua capacidade total. Além disso, ainda determina a venda de ingressos de forma normal e filas e espaços demarcados, com o distanciamento mínimo.

De acordo com o decreto, que entrou em vigor ontem, o atendimento presencial de todos esses serviços poderá ter funcionamento máximo limitado a 10 horas por dia, e poderão funcionar até às 22h. Além disso, todos os eventos com público em pé ou com aglomeração, estão proibidos.

Os atendimentos aos cidadãos nas repartições e serviços públicos municipais que estejam em funcionamento serão realizados ao longo da semana, observando as novas regras de capacidade de público, conforme anunciou a municipalidade.

Esclarecimento sobre percentual do Plano São Paulo

Em matéria publicada na quarta-feira (2), o jornal Cruzeiro do Sul constatou divergências entre as medidas da fase amarela do Plano São Paulo e o decreto municipal com as medidas restritivas de combate ao coronavírus. Sobre o percentual de capacidade de público de academias e centros de ginástica, o Plano São Paulo restringia a 30%, enquanto o decreto municipal, de forma mais branda, restringia a 40% de público.

Questionada, a Prefeitura de Sorocaba alegou que está em concordância com o decreto estadual, mas que o documento disponibilizado pelo governo estaria com informações erradas. “No que diz respeito ao percentual, obtivemos informações extraoficiais de que houve um equívoco por parte do governo de São Paulo na elaboração do material distribuído aos municípios onde consta, sem restrição, a utilização de 40% dos espaços de estabelecimentos de toda natureza”.

O Executivo ainda informou que já está em contato com o governo estadual pedindo orientação neste sentido e que agora aguarda uma retificação oficial para alteração do decreto municipal.

Aumento nos índices epidemiológicos

O anúncio feito pelo governado do Estado na tarde de segunda-feira (30) reclassificou todos os municípios na fase amarela (3). De acordo com o governador, a decisão se deu para enfrentamento da pandemia e contenção das taxas de contaminação nos municípios paulistas após uma alta nos indicadores de contaminação.

Conforme a secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, houve aumento de 7% nas internações e de 12% nos óbitos, com 42.095 registros em todo o Estado, na última semana. Por outro lado, o secretário estadual da saúde, Jean Gorinchteyn explicou que houve queda de 14% no número de novos casos de coronavírus no Estado, em que foram registradas 1.241.653 de positivações. (Kally Momesso - programa de estágio / Supervisão: Adalberto Vieira)