Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba tem eventos do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

22 de Setembro de 2018 às 20:09

 

Cadeirantes e deficientes visuais participaram ontem da 1ª Caminhada da Inclusão. Crédito da foto: Secom/ Sorocaba

 

Os eventos em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência celebrado no dia 21 de setembro e instituído em 2005 pela Lei nº 11.133 terão continuidade na próxima semana. Na segunda-feira (24), das 13h às 17h, no Centro de Referência da Pessoa com Deficiência, será realizada a exposição de algumas espécies de animais empalhados do Parque Zoológico Quinzinho de Barros. Já na terça-feira (25), das 13h às 16h, as pessoas poderão conferir os bastidores do zoológico em um passeio pelo próprio recinto.

Com o tema “Direito ao Lazer”, os eventos têm o objetivo de lembrar a data e a luta dos deficientes por mais espaço na sociedade, além de mostrar que as atividades de lazer da cidade podem ser realizadas por todos. As ações serão monitoradas pela bióloga do zoo, Peônia Brito de Moraes Pereira, e pela chefe de seção de Educação Ambiental em Parques, Vanessa Cristina Cechinato Grassi.

O projeto é realizado pela Prefeitura de Sorocaba por meio das secretarias de Cidadania e Participação Popular (Secid), Igualdade e Assistência Social (Sias), Mobilidade e Acessibilidade (Semob), Comunicação e Eventos (Secom).

 

Caminhada da Inclusão

Ontem, o prefeito José Crespo, secretários municipais e representantes de organizações sociais que cuidam de pessoas com deficiência participaram da 1ª Caminhada da Inclusão no centro de Sorocaba. Presentes também cadeirantes e deficientes visuais.

Ao som do coral do Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (Senai), aproximadamente 150 pessoas, a maioria cadeirantes e deficientes visuais, caminharam pelas ruas centrais, que foram interditadas para o movimento. Lojistas e clientes pararam para prestigiar a manifestação da causa.

Elaine dos Santos é a presidente da Organização Movimento Mulheres em Ação (MMA), parceira da Prefeitura, em especial da Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom), responsável pela organização e realização do evento.  A caminhada também contou com a parceria das secretarias de Igualdade e Assistência Social (Sias), Cidadania e Participação Popular (Secid), Cultura e Turismo (Secultur) e Urbes Trânsito e Transportes.

A caminhada seguiu pela rua Cesário Mota, Miranda de Azevedo, em seguida rua da Penha e Benedito Pires, com chegada na praça Coronel Fernando Prestes. O percurso foi acompanhado pela Guarda Civil Municipal e pelo cão Buddy, mais novo integrante do canil da GCM. A equipe da Secretaria da Saúde montou uma tenda na praça para realizar alguns atendimentos como aferição de pressão arterial e teste de glicemia.

A secretária da Saúde, Marina Pereira, que também acompanhou a caminhada, lembrou de outra ação do governo municipal, que foi a aquisição de 14 mesas ginecológicas acessíveis. Outro projeto inovador é com relação à mobilidade. “Nós vamos começar pelo centro da cidade o projeto de acessibilidade nas calçadas. Isso é mais uma demonstração da preocupação deste governo em contribuir com todos vocês”, relatou o secretário de Mobilidade e presidente da Urbes, Luiz Alberto Fioravante. (Secom - Sorocaba)

Galeria

Confira a galeria de fotos