Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba tem 3 casos de sarampo este ano e Saúde faz campanha

07 de Fevereiro de 2020 às 18:37

Sorocaba tem 3 casos de sarampo este ano e Saúde faz campanha Vacina para combater o sarampo. Crédito da foto: Fábio Rogério (12/8/2019)

Sorocaba registrou este ano, até agora, três casos confirmados de sarampo. No ano de 2019, foram 76 casos confirmados. A informação é da Prefeitura de Sorocaba.

Segundo a Secretaria de Saúde, a maioria das pessoas infectadas é do sexo masculino, com maior número na faixa etária de 20 a 34 anos. Além disso, os casos ocorreram em todas as áreas da cidade.

Em razão disso, a Secretaria da Saúde da Prefeitura vai começar, na próxima segunda-feira (10), a campanha contra o sarampo nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A prioridade é vacinar as crianças a partir de 5 anos e adolescentes até 19 anos (19 anos, 11 meses e 29 dias) de idade. Mas toda a população a partir de 6 meses até os nascidos a partir de 1960, deve procurar as UBSs para atualização da situação vacinal. A campanha se encerra no dia 13 de março.

Campanha

Também devem ser imunizadas as crianças com 4, 5, 6 e 7 anos (nascidas a partir de 2013) que não receberam a dose de reforço. Nesta campanha, os pais e responsáveis são importantes no processo de controle dessas doenças e devem comparecer aos serviços de vacinação com suas crianças e adolescentes, levando a caderneta de vacinação para avaliação e registro.

A vacina tríplice viral aplicada na campanha protege contra sarampo, rubéola e caxumba. No sábado, dia 15, haverá o “Dia D”, nas UBSs Márcia Mendes, Wanel Ville, São Guilherme, Carandá, Rodrigo, São Bento, Vitoria Régia, Laranjeiras, Fiori, Maria do Carmo, Angélica, Éden, Barcelona, Brigadeiro Tobias, Cerrado, Aparecidinha e Cajuru, das 8h às 17h para facilitar o acesso das pessoas que possuem dificuldade de comparecer durante a semana.

[irp posts="211926" ]

 

Durante o período da campanha também será disponibilizada a vacina febre amarela para toda a população a partir de 9 meses de idade, para atualização da situação vacinal (levando em consideração as contra indicações). Para consultar o endereço e o horário de funcionamento dessas unidades, basta acessar o link. (Da Redação, com informações de Secom Sorocaba)