Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba tem 268 leitos de UTIs na rede hospitalar

29 de Março de 2020 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]

Sorocaba tem 268 leitos de UTIs na rede hospitalar Distribuídos pela rede privada existem 111 leitos de UTI em Sorocaba. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (15/1/2020)

O percentual das vagas públicas de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de Sorocaba são de 58%. As informações são Ministério da Saúde (MS) e fazem parte de um levantamento realizado pelo jornal Cruzeiro do Sul na quinta-feira (26). Dos leitos de UTI formalmente cadastradas junto ao MS -- 268 --, 157 correspondem ao que estão em unidades públicas de saúde da cidade. Os demais -- 111 -- estão distribuídos por hospitais da rede privada.

Conforme os dados disponibilizados, para adultos, a situação é de 168 leitos de UTI disponíveis em Sorocaba, sendo que deles, 100 são para atender o SUS. Com relação aos leitos de UTI tipo I -- que estão em processo de adequação à legislação vigente --, Sorocaba conta com 24 unidades, sendo que quatro estão disponíveis para o sistema público.

No caso das UTIs tipo II, que atendem a uma série de exigências, incluindo com relação a recursos humanos e equipamentos, Sorocaba conta com 114 unidades, sendo que 88 estão aptas para atender a rede pública.

Há ainda as UTIs tipo III. Nesse caso, Sorocaba conta 30 unidades, sendo que 8 estão disponíveis para pacientes do SUS. Esse tipo de UTI deve atender aos mesmos critérios das UTIs tipo II, entretanto, ainda com mais recursos tecnológicos e humanos.

Para o levantamento, foram levados em consideração os leitos privados nos hospitais Santa Lucinda, Unimed Sorocaba e Hospital Evangélico de Sorocaba, que também são usados por pacientes do Sistema Único de Saúde. São quinze leitos no total.

Os dados também levam em consideração 40 leitos do novo Hospital Regional, na rodovia Raposo Tavares. Eles não constam na relação do Ministério da Saúde, como disponíveis para a rede pública. No caso do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), o SUS aponta 30 vagas, sendo que apenas oito seriam do SUS. Entretanto, a Secretaria de Estado de Saúde argumentou que as unidades são, sim, para atendimento do SUS.

O número de 268 leva em consideração os leitos de UTIs neonatais, pediátricas e para queimados.

Leitos de isolamento

Os dados do Ministério da Saúde também apresentam 13 leitos chamados de “unidades de isolamento”. Nesse caso, são 11 disponíveis para os Sistema Único de Saúde. Na rede pública, seis deles estão no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS). Há também unidades na Santa Casa de Sorocaba e nas UPHs Norte e Oeste.

De acordo com a Prefeitura de Sorocaba, esses leitos servem para qualquer doença infectocontagiosas que o paciente seja suspeito ou diagnóstico. “Ele serve para isolar e não contaminar os outros pacientes. Normalmente são utilizados para pessoas com meningite, novo coronavírus, tuberculose, etc. Os pacientes aguardam neste leito até sair a vaga para o hospital”, afirma.

Total de leitos

Além dos leitos de UTI, Sorocaba conta com o total de 1429 leitos, incluindo os clínicos, cirúrgicos e obstétricos. Além disso, há na lista os leitos destinado para o chamado “hospital dia”.

Momento crítico na segundo quinzena

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), informa que possui cinco Unidades de Urgência e Emergência com leitos de emergência, que são leitos de estabilização aos pacientes. Um serviço de pré-hospitalar fixo que atua até surgir vagas nos hospitais aos pacientes que necessitem.

A SES acredita que na segunda quinzena de abril poderá haver um momento crítico de número de casos do novo coronavírus que necessitem de leito de UTI. “Há um planejamento para a criação de hospitais de campanha na cidade, e deve ser ampliado conforme necessidade observada pela assistência”, alega. (Marcel Scinocca)