Sorocaba e Região

Sorocaba tem 18 pontos para descarte de lâmpadas fluorescentes

Já foram coletados na cidade 21.612 kg de lâmpadas, equivalente a 147.876 unidades corretamente destinadas
Descarte incorreto de lâmpadas fluorescentes no lixo comum pode acarretar problemas ambientais. Crédito da Foto: Emídio Marques/Arquivo JCS (28/4/2011)

A cidade de Sorocaba tem 18 pontos para o descarte correto de lâmpadas fluorescentes, depois que elas queimam, pelo consumidor doméstico. Conforme os responsáveis pela iniciativa, 21.612 kg de lâmpadas — 147.876 unidades — já foram coletadas na cidade.

De acordo com a Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa (Reciclus), o descarte incorreto dessas lâmpadas no lixo comum pode acarretar problemas ambientais, pois elas possuem componentes que demandam um fluxo específico na coleta e destinação final.

Leia mais  O que são e quais as vantagens das lâmpadas LED?

 

A entidade foi criada pelos principais importadores de lâmpadas para atuar como gestora do processo de descarte, seguindo um modelo de operação autossustentável. Ela financia o processo, coleta e descontamina os resíduos.

Em todo o País, o programa gratuito de logística reversa de lâmpadas já recolheu 1 milhão de kg de lâmpadas fluorescentes pós-uso. Participam do programa apenas as lâmpadas de uso doméstico, dos tipos fluorescentes compactas e tubulares; de vapor de mercúrio, sódio ou metálico; e luz mista. Não há limite para descarte, desde que seja realizado por consumidor doméstico.

Logística reversa

A iniciativa envolve diversos segmentos da sociedade e atende à determinação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e à lei federal nº 12.305/2010, que institui a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e na logística reversa como soluções para o descarte correto de itens que podem causar danos ao meio ambiente.

Endereços

De acordo com a Reciclus, a implantação dos pontos de coleta segue critérios técnicos indicados em acordo setorial, como número de habitantes, área urbana, densidade populacional, domicílios com energia elétrica, poder aquisitivo, infraestrutura viária e acessibilidade.

Em Sorocaba são 18 endereços:

Andra – Rua Santa Rosália, nº 232
Área Elétrica – Av. General Carneiro, nº 2.515
Assaí – Rodovia Raposo Tavares, Km 99, V. Artura
Assaí – Av. Itavuvu, nº 1.766
Atacadão – Rua Maria Cinto de Biaggi, nº 377, Santa Rosália
Carrefour – Av. Brasil, nº 376
Castelo das Luminárias – Rua Paes de Linhares, nº 1.416
Coop – Av. Itavuvu, nº 3.799
Dicico – Av. Prof. Izoraida Marques Peres, nº 401
Extra – Rua José Joaquim De Lacerda, nº 1.001
Extra – Rua Maria Cinto de Biaggi, nº 164
Extra – Rua Maria Ap. Pessutti Milego, nº 250
Ferrari Materiais – Av. São Paulo, nº 679
Josane Materiais – Av. Fernando Stecca, nº 995
Leroy – Rodovia Raposo Tavares, Km 101
Makro – Rua João Ribeiro De Barros, nº 1.411
Riachuelo – Rua Atanásio Soares, nº 3.380 / Av. Itavuvu, nº 3.373
Riachuelo – Av. Dr. Afonso Vergueiro, nº 823

Comentários