Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba tem 15 pacientes internados com suspeita de coronavírus

23 de Março de 2020 às 23:25

IPTU complementar é emitido para mais 45 mil contribuintes em Sorocaba Vista aérea de Sorocaba. Crédito da foto: Erick Pinheiro (17/7/2018)

Sorocaba tem 15 pacientes internados com suspeita de coronavírus. A informação foi divulgada ontem pela Prefeitura. No total, a cidade possui 103 casos suspeitos. Todos aguardam o resultado de exame encaminhado para o Instituto Adolfo Lutz. Segundo a administração municipal, 14 casos foram descartados. Dois óbitos por suspeita de Covid-19 aguardam os resultados de exames.

Dos 15 internados, conforme novo boletim divulgado sobre o novo coronavírus, quatro estão em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Já do total de casos suspeitos, 86 encontram-se em isolamento domiciliar.

Mortes suspeitas

Sobre os dois óbitos, o primeiro suspeito faleceu no domingo, dia 22. A vítima é um homem de 48 anos, transplantado renal. Para a confirmação da doença ainda se aguarda o resultado do exame enviado ao Instituto Adolfo Lutz.

Também na noite de domingo, a SES recebeu a notificação de uma segunda morte, cujo paciente estava entre os suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus. A vítima foi um homem de 83 anos, que tinha histórico de pneumonia. O paciente tinha recebido alta recentemente do hospital após ser internado por conta da pneumonia.

Ao se sentir mal no domingo, ele procurou uma UPH da cidade e acabou morrendo no local. Devido aos sintomas gripais apresentados, a vítima foi classificada como suspeita da Covid-19 e amostras para exames foram coletadas.

Regras para exames

Conforme determinação da Secretaria Estadual da Saúde, somente serão solicitados exames do novo coronavírus para pacientes suspeitos internados, graves ou críticos, além de profissionais da área de saúde que apresentem sintomas de síndrome gripal. O teste diagnóstico não deverá ser realizado em pessoas sem sintomas. Essas medidas buscam otimizar o bom uso do recurso, cujos insumos estão restritos no mundo devido à situação pandêmica.

Neste momento são considerados como suspeitos todos os pacientes que apresentarem características de síndrome gripal. Ou seja, pessoa com febre e sintomas respiratórios -- sendo que a febre pode não estar presente em alguns casos, como em pacientes jovens e idosos ou que esteja fazendo uso de medicamento antitérmico.

A orientação é que procurem uma unidade de saúde somente pessoas que percebam o agravamento dos sintomas, como falta de ar.

Itapetininga

A cidade de Itapetininga, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), tem 41 suspeitos do novo coronavírus. Conforme a Prefeitura, um dos resultados aguardados deu negativo. A Vigilância Epidemiológica de Itapetininga aguarda o envio dos resultados dos exames pelo Instituto Adolfo Lutz com relação aos outros casos suspeitos. (Da Redação)